terça-feira, 29 de novembro de 2011

Câmara discute poluição do Gargalheiras

29 de novembro de 2011 — Regional


A Câmara Municipal de Currais Novos realizou nesta segunda-feira (28) Audiência Pública sobre a poluição do Rio São Bento e do Gargalheiras associada ao abastecimento de água dos municípios de Acari e Currais Novos. A audiência foi um proposição do vereador Odondo Junior.

Várias soluções para diminuir a poluição do Rio São Bento que deságua no Gargalheiras foram apresentadas pela CAERN através do Engenheiro Dr. Eudes, pelo técnico agrícola Carlos Jr, pelo DNOCS e pelo IFRN de Currais Novos que esteve representado pelo professor Celton de Biologia, onde na sua fala fez uma abordagem científica da problemática da mutiplicação das cianobactérias no Reservatório do Gargalheiras e deu possíveis propostas de solução para a poluição das águas e do solo.

Comissão

Como encaminhamento da audiência pública, o vereador Odon Júnior propôs a formação de uma comissão permanente de acompanhamento, monitoramento e luta contra a poluição do Rio São Bento e do Gargalheiras composta pelas entidades e orgãos públicos que participaram da audiência pública e mais a participação de novos convidados e representantes políticos que possam contribuir com o fortalecimento do movimento intermunicipal.

A primeira reunião da Comissão acontecerá na Câmara Municipal de Acari, a partir das 9 horas da manhã do dia 07 de Dezembro de 2011. Mais uma vez todos e todas estão convidados a participar.



Informações e fotos do Blog de Odon Júnior

por: Vlaudey Liberato.
Filho de Faustino é exonerado do TJ

29 de novembro de 2011 — Estadual

Depois de ter a prisão temporária decretada por mais cinco dias e o pedido de Habeas Corpus Negado pela terceira vez no início da tarde, João Faustino recebeu agora à noite a notícia que seu filho, Edson José Fernandes Ferreira, foi exonerado do cargo comissionado de assessor jurídico que ocupava no Tribunal de Justiça do RN. A decisão foi publicada no diário eletrônico do Judiciário nesta segunda-feira (28).

Na última sexta-feira (25), o genro do suplente de Senador, Marcos Procópio, lotado no TRE, já havia sido exonerado do seu cargo no Tribunal.

Enquanto aguarda o desenrolar e o andamento das investigações da Operação Sinal Fechado, João Faustino continua internado no Hospital São Lucas, apresentando estado regular, segundo boletim médico divulgado hoje.

por: Vlaudey Liberato.
Falecimento de seu Oliveira

29 de novembro de 2011 — Cidade

Faleceu ontem em Currais Novos Oliveira Salustiano. Oriundo do Povoado da Cruz, por muitos anos teve uma loja de ferragens da Rua Laurentino Bezerra. É pai de Oliveira, do escritório de contabilidade CONTARE.

A sua numerosa prole, os sentimentos do blog.

por: Vlaudey Liberato.
Aids ameaça nova geração

29 de novembro de 2011 — Nacional

Aids matou no ano passado 11.965 pessoas no Brasil. O número de novos casos aumentou em todo o país entre 1998 e 2010, menos na região Sudeste. E a tendência de alta se manteve este ano no Norte e no Nordeste. Há 12 anos, a quantidade de novos registros de Aids no Norte foi de 729, uma taxa de 6,1 para cada 100 mil habitantes; em 2010, o número subiu para 3.274, elevando a taxa para 20,6 para cada 100 mil habitantes.

O Ministério da Saúde ainda não fechou a taxa deste ano, mas já contabiliza 1.391 novos casos na região. No Nordeste, 3.020 novos casos foram registrados em 1998, e no ano passado o número mais do que dobrou: 6.702. A taxa no período subiu de 6,6 por 100 mil habitantes para 12,6.

Os dados divulgados ontem no novo Boletim Epidemiológico Aids/DST mostram também que a incidência de infectados na população em geral se manteve estável no período, registrando até uma pequena queda, de 18,7 pra 17,9 casos para cada 100 mil habitantes.

A diminuição foi possível graças à redução registrada no Sudeste, que concentra 56,4% de todos os infectados pelo HIV no país. Na região, o número de casos caiu de 19.167 para 14.142 e a taxa, de 27,8 para 17,6 entre 1998 e 2010. O Sudeste também foi a única região a registrar redução no número de mortos.

Segundo o ministério, no Brasil o vírus atinge 0,6% da população entre 15 e 49 anos. De 1980 a junho de 2011, 608.230 pessoas foram registradas com o vírus da Aids no país.

De O Globo

por: Vlaudey Liberato.