terça-feira, 20 de maio de 2014

Trabalhadores rurais no Grito da Terra em Natal

Trabalhadores rurais de todas as partes do Estado são esperados para o 18º Grito da Terra Rio Grande do Norte que acontece nesta terça e quarta-feira com concentração nas proximidades da sede do Incra.
A pauta de reivindicações contempla a busca de melhorias para as diversas comunidades rurais do Estado, que sofrem as consequências da longa estiagem no semiárido potiguar.
Durante os dois dias, os sindicalistas e agricultores familiares ficarão mobilizados na Capital do Estado, protestando e negociando com os diversos órgãos de Governo, como INCRA, Delegacia Federal do MDA, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual de Agricultura, agentes financeiros e outros.



Juiz envia ao STF processo sobre refinaria Abreu e Lima

O juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou hoje (19) que a investigação sobreos supostos desvios de recursos públicos na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, seja encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No processo, o ex-diretor da Petrobras Paulo RobertoCosta, o doleiro Alberto Youssef e outros acusados são investigados por lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público, a obra foi orçada em R$ 2,5 bilhões e alcançou gastos de R$ 20 bilhões.
Agência Brasil



Turmas do Programa Mulheres Mil começaram no IFRN Currais Novos

image_previewNa tarde desta segunda-feira (19) teve início o curso de Derivados do Leite, através do Programa Mulheres Mil/Pronatec, no IFRN Currais Novos. São duas turmas que terão aulas no período vespertino pelos próximos meses, atendendo a 75 mulheres de Currais Novos, tanto das áreas rurais quanto urbana.
Programa Mulheres Mil está em sua quarta edição no IFRN Currais Novos, onde é coordenado pela Prof. Odisseia Carla Pires Gaspareto, e já atendeu a mulheres de várias cidades da região, incluindo Currais Novos.
A tarde começou com a apresentação do Pronatec e seguiu com as palavras do coordenador local do Programa, Danilo Cortez Gomes; do Diretor Geral do IFRN Currais Novos, Rady Dias de Medeiros; da Pedagoga Paula Francinete de Araújo Batista; e da Coordenadora do Mulheres Mil, Odisseia Carla Pires Gaspareto.



Servidores da FUNDAC e IPERN deliberam greve por tempo indeterminado


Os servidores da FUNDAC e IPERN deliberaram durante a última assembleia realizada com as categorias que vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 20 de maio. O comunicado foi feito nesta terça-feira (13). As duas categorias acumulam perdas salariais de 35% e estão há 5 anos sem reajuste salarial.
Diversas reuniões entre o Governo e as categorias aconteceram, mas o executivo estadual não apresentou nenhuma proposta para a pauta 2014. Além disso, as direções dos respectivos órgãos também não ofereceram qualquer proposta.





Teia Nacional da Diversidade 2014 já movimenta Natal

Teia Nacional da Diversidade 2014 já movimenta Natal

Natal já abriga a Teia Nacional da Diversidade 2014, um encontro que nas palavras da secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural, do ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, “é a primeira conferência setorial da cultura”. O evento segue até o sábado (24).
Hoje cedo, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram feitos credenciamentos para a abertura do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, também para o Encontro Nacional de Pontos de Cultura Indígena e o Encontro de Gestores. Confira abaixo o vídeo de abertura:





Inep alerta candidatos do Enem para problemas de última hora


A menos de uma semana para o fim do prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo a autarquia, no ano passado, 1,7 milhão de estudantes deixaram para o último dia.
Apesar da recomendação, o Inep diz que o sistema está preparado e suporta até 200 mil acessos simultâneos. A intenção é diluir as inscrições e dar mais conforto aos candidatos. Até as 15h de hoje, 4.330.330 fizeram a inscrição pela internet. O prazo vai até sexta-feira (23). A expectativa é que 8,2 milhões se inscrevam. O Inep orienta os cadidatos a se inscreverem nos horários com menor número de acessos – no início da manhã, até as 9h; à tarde, entre as 14h e as 17h e à noite, após as 21h.





Tá chegando a Copa do Mundo. Não ter jogo não faz sentido

copa tem que ter




























Fifa está à beira de um colapso: estádios poderão sofrer “apagão’


A Fifa está a beira de um ataque de nervos. Em pelo menos quatro estádios da Copa ainda não há redundância de energia elétrica  e de TI., ou seja, se pifar um equipamento durante os jogos, não será possível religá-lo de imediato. O apagão poderá ser duradouro.



TRE-RN emite nota de pesar pelo falecimento do procurador Miguel Josino

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por meio de seu presidente, desembargador Amílcar Maia, lamenta profundamente o falecimento prematuro do procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, e se solidariza a familiares e amigos neste momento. O Rio Grande do Norte perde um de seus maiores juristas.






Justiça nega prorrogação de contratos para agente de endemias em Natal

agenteDeSaude

O juiz Airton Pinheiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, negou um pedido de homologação de acordo firmado entre o Município de Natal e o Ministério Público do Rio Grande do Norte para prorrogar até setembro de 2014 os contratos temporários dos 137 agentes de endemias que atuam em Natal e que venceram em março deste ano, por força de um acordo judicial anteriormente pactuado.
Segundo o magistrado, o Ministério Público buscava a homologação de acordo judicial, no qual prorroga pela segunda vez contratostemporários de agentes de endemias que já tinham haviam expirado na data de 10 de junho de 2013 e foram prorrogados até a data de 30 de março de 2014 por força de acordo homologado por sentença judicial.
Em sua sentença, o magistrado afirma que um novo prolongamento dos contratos “somente implica em protrair no tempo a situação irregular dos mesmos perante a Administração Municipal com eternização da situação irregular nos quadros municipais, com o aval do Judiciário, devendo-se ressaltar ainda que não há absolutamente nenhum respaldo legal para tanto”.