quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Itep para em protesto a descaso e arrogância do governo

1 de dezembro de 2011 — Estadual

De Carlos Santos

Os servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) deflagraram, nesta quinta-feira (1) uma greve por tempo indeterminado.

A decisão foi deliberada em assembléia extraordinária, na noite dessa quarta-feira (30) após, segundo o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do estado (Sinpol/RN), sucessivas tentativas frustradas de conversas com representantes do governo quanto o encaminhamento do anteprojeto da Lei Orgânica e Estatuto do Órgão.

Segundo o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, a greve foi deflagrada por causa do descaso da cúpula do Governo com a categoria.

“Em nossa última reunião com representantes do governo, na semana passada, o secretário Anselmo Carvalho nos deu com resposta as nossas reivindicações a seguinte resposta: Se quiserem parar, parem; se quiser fazer greve, façam. O Governo só encaminhará o Estatuto quando achar que o deve fazer”, desabafou Oliveira.

Nota do Blog - Uma pena que o novo secretário do Gabinete Civil, mossoroense de origem, cumpra papel tão mesquinho. Repete, com menor brilho intelectual, o que o antecessor Paulo de Tarso vinha fazendo, tratando interlocutores de forma arrogante, de cima para baixo.

Uma pena que esse rapaz, de origem humilde, que ascendeu pelo próprio esforço e por se submeter às regras da submissão cega, não consiga entender o óbvio no poder: “Tudo passa”. Depois ele vai se reencontrar com boa parte das pessoas que humilha e terá o tratamento conforme o ofertado.

Não é por acaso que na Universidade do Estado (UERN), onde é professor, tenha passado a ser conhecido como “Cabo Anselmo”, apelido que o remete ao submundo da ditadura militar, com um de seus personagens mais abjetos.

Sangue de Cristo tem poder!

por: Vlaudey Liberato.
Casamento e divórcio em alta no RN

1 de dezembro de 2011 — Estadual

O número de casamentos registrados no Rio Grande do Norte cresceu 7,67%, no ano passado, em relação a 2009, de acordo com a pesquisa “Estatística do Registro Civil”, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, 13.674 uniões foram oficializadas em 2010 no Estado, contra 12.699, no ano anterior.

por: Vlaudey Liberato.
IPERN vai suspender benefício de quem não se recadastrou

1 de dezembro de 2011 — Estadual

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) vai bloquear, a partir do mês de janeiro, o pagamento das pensões e aposentadorias que não forem recadastradas neste ano de 2011.

A atualização dos dados cadastrais deve ser realizada anualmente, no mês em que o beneficiário faz aniversário.

No caso dos aposentados do Estado, o censo começou no mês de maio, os que fizeram aniversário no período de janeiro a abril farão o recadastramento a partir do próximo ano

O instituto fez a convocação através da imprensa e enviou notificações para os endereços que constavam nos cadastros dos beneficiários da previdência estadual.

por: Vlaudey Liberato.
Capacitação sobre Direitos Humanos é sábado em Currais Novos

1 de dezembro de 2011 — Cidade

O CENARTE – Centro de Estudos, Pesquisa e Ação Cultural/DHnet em parceria com o CDHMP – Centro de Direitos Humanos e Memória Popular; o CEAHS – Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza; a Pastoral Carcerária e o MNDH-RN, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos-SDH, convidam a todos e todas a participar da fase presencial do Encontro Regional de Capacitação em Educação em Direitos Humanos-Etapa Currais Novos, que acontecerá no dia 03 de Dezembro de 2011, sábado, de 08:00 às 18:00h.

O Encontro, tendo como referência o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a construção do Plano Estadual de Educação em Direitos no RN, tem a preocupação no âmbito local, de desenvolver ações e atividades que divulguem e propaguem as diretrizes e metas dos referidos Planos.

Nesse sentido a proposta se sustenta na necessidade de promover um Plano de Capacitação de educadores e agentes sociais tendo como ênfase o eixo da Educação Não Formal e as concepções e práticas dos processos de Educação Popular.

O Evento constará de aulas expositivas, debates, exibições de material educativo audiovisual, trabalhos em grupo e terá também a apresentação de propostas para a construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos-RN, dentro da temática Educação Não Formal/Educação Popular.

Orientações sobre leitura de textos, consulta e pesquisa na Internet e assistência de vídeos fazem parte da carga horária preliminar e serão realizadas durante a Pré-Inscrição do Encontro.

por: Vlaudey Liberato.
Definindo o Orçamento

1 de dezembro de 2011 — Cidade

A câmara de Currais Novos neste mês de dezembro que começa hoje tem a missão de aprovar o Orçamento do Município para 2012.

O prefeito Geraldo Gomes pediu ao legislativo autorização para remanejar 40% da proposta orçamentária.

A Emenda do vereador Izinho é para remanejar apenas 5%.

por: Vlaudey Liberato.

Pobreza atinge mais de um terço dos adolescentes do Brasil

1 de dezembro de 2011 — Nacional

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apresentou nesta quarta-feira um relatório no qual mostra que aumentou o número de adolescentes em situação de pobreza no Brasil.

Enquanto a situação atingia 11,9% da população nacional geral em 2009, entre os jovens de 12 a 17 anos, 17,6% estão inseridos em famílias cuja renda por pessoa não ultrapassa um quarto de um salário mínimo por mês. Em 2004, eles eram 16,3%.

Os dados fazem parte do relatório “A situação da Adolescência brasileira 2011″, que analisou esta parcela da população entre 2004 e 2009.

O Unicef revela também que a pobreza atinge mais os adolescentes (38%) do que a população nacional geral (29%).

Blog do Noblat

por: Vlaudey Liberato.
Governo Rosalba é alvo de Ação Civil Pública do MPE

1 de dezembro de 2011 — Estadual

O Ministério Público Estadual(MPE), através da Promotoria de Saúde, ajuizou Ação Civil Pública(ACP) contra o Governo de Rosalba Ciarlini.

Segundo o MPE, as Secretarias Estaduais de Saúde e do Planejamento deixaram de realizar o repasse de mais de R$ 17 milhões para a Secretaria de Saúde de Natal.

De acordo com o MPE, essa verba é referente a repasses que deveriam ter sido feitos em 2010 e 2011 para subsidiar os programas da assistência farmacêutica básica, o fortalecimento da atenção básica, a atenção às urgências (SAMU e UPA) e o reajuste de média e alta complexidade ao município de Natal.

O Ministério Público acompanha os repasses na área de saúde desde o ano 2005, mas através do Inquérito Civil nº 005/2009-62ª PJ, instaurado em 2009, foi detectada a descontinuidade de repasses do financiamento estadual a partir do ano de 2010.

Segundo as Promotoras de Justiça, isto acaba gerando o agravando de outros sérios problemas enfrentados pela saúde pública.

por: Vlaudey Liberato.