quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Último dia de banco

29 de dezembro de 2011 — Nacional

Hoje será o último dia de expediente bancário do ano. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN, os boletos que vencem amanhã (30) poderão ser pagos antecipadamente (hoje) ou no dia 02 de janeiro, sem encargos, assim como os boletos com vencimento dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

por: Vlaudey Liberato.
Redobrando o trabalho

29 de dezembro de 2011 — Cidade

Mesmo no recesso vereadores de oposição em Currais Novos continuam o permanente trabalho de fiscalização na aplicação dos recursos públicos.

Pelo que se observa nos bastidores, os trabalhos legislativos de 2012, ano eleitoral deverão começar muito quentes.

por: Vlaudey Liberato.
Mal na fita e nota “zero” em infraestrutura

29 de dezembro de 2011 — Estadual

O Rio Grande do Norte terá de correr se quiser aproveitar a chuva de investimentos estrangeiros esperada com a estabilidade econômica do mercado interno e com eventos como a Copa do Mundo de 2014. Um estudo divulgado pela Veja neste fim de semana mostra que o estado tem um dos piores ambientes para investir no país. É o 23º no ranking.

Os problemas são percebidos em diversas áreas, incluindo entre elas ambiente político – em que tem uma das piores classificações em termos de estabilidade e corrupção – passando por burocracia e um ambiente econômico ainda difícil. A Infraestrutura é um dos maiores gargalos e rendeu ao estado nota “zero” no estudo. Para outros oito estados também foi atribuída a menor nota.

As redes de telecomunicações e de estradas são os quesitos que afugentariam os investidores. O diagnóstico reforça problemas percebidos e apontados há anos como entraves a um crescimento mais vigoroso do RN e à captação de investimentos não só estrangeiros.

Enquanto o investidor vê uma luz vermelha quando olha o RN no mapa, no caso do Brasil a luz aparece verde com cada vez mais força. Um outro estudo, desta vez do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios, aponta o país como a 6ª maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido.

Se já vinha despertando cada vez mais o apetite dos investidores – principalmente em tempos de desaceleração das grandes economias mundiais – hoje o mercado brasileiro amanheceu assim, mais irresistível do que nunca.

Tribuna do Norte

por: Vlaudei Liberato.
Municipalização joga Programa do Leite para fim triste

29 de dezembro de 2011 — Estadual

De Carlos Santos

Programa do Leite municipalizado é o caminho do fim: mistura de politicalha com ausência de garantia sanitária.

A ideia do Governo do Estado é duplamente infeliz.

Pobre Rio Grande “Sem Sorte.”

por: Vlaudey Liberato.
Minha Casa, Minha Vida tem cotas para idosos e deficientes

29 de dezembro de 2011 — Nacional

O governo federal alterou as regras para seleção dos candidatos a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. Pela nova regulamentação, publicada neste dia 27 no Diário Oficial da União, ficam reservadas cotas de casas para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. No mínimo, 3% das casas oferecidas ficarão reservadas para idosos. O mesmo percentual fica reservado para os deficientes.

O texto revoga a portaria 140, publicada em 6 de abril de 2010. O texto anterior determinava que idosos e deficientes deveriam ser atendidos “segundo percentuais mínimos previstos nos normativos específicos dos programas integrantes”, mas não informava que percentual seria esse. Agora, a cota fica explicitada.

Renda mínima

O novo texto traz ainda outra novidade importante. Ele retira a exigência de que os candidatos tenham renda bruta limitada a R$ 1.395. Agora, a condição é que o candidato já esteja inscrito em cadastros habitacionais dos estados, municípios ou do Distrito Federal. Esses cadastros locais já preveem critérios de renda e de condição social dos candidatos.

por: Vlaudey Liberato.