quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Greve já foi comunicada ao prefeito

Enquanto os educadores da rede municipal de Currais Novos anunciavam ontem na praça, a decisão de iniciarem na próxima sexta-feira greve por tempo indeterminado, o professor Francisco de Assis Silva, dirigente estadual do SINTE protocolava junto ao gabinete do prefeito Geraldo Gomes documento no qual fica estabelecido para o próximo dia 11 o início do movimento reivindicatório dos educadores municipais.

Fonte Vlaudey Liberato.

Escolas municipais enfrentam muitas dificuldades




Ontem na assembléia dos professores, tiveram oportunidade de falar representantes de escolas da rede municipal. Pode se constatar que várias unidades educacionais do município enfrentam problemas físicos.
O Ausônio Araújo apresenta problemas estruturais, necessitando de serviços urgentes. O Salustiano Medeiros da mesma forma, só agora recebe melhorias, mas apenas na parte dos banheiros. Segundo professores que trabalham naquela escola, o bebedouro que serve aos alunos está escorado, em estado deplorável.
A Escola Cipriano Lopes Galvão do Povoado Totoró é outra que enfrenta problemas. O diretor Maxuel Ferreira (foto) relatou que há carências de toda ordem, sobretudo com relação a um problema da caixa d’água. Relatou que o dessalinizador que serve a comunidade há mais de oitenta dias está quebrado. “Depois de solicitar por diversas vezes, a Secretaria de Educação nos enviou já agora, 30 carteiras para a escola, quando necessitamos de muito mais”, afirmou Maxuel.
Fonte Vlaudey Liberato.

Ato público anunciou a decisão



Depois de aprovada a greve para sexta-feira os educadores em grande número seguiram em caminhada pelo Centro da cidade até a Praça Tomaz Salustino, onde foi anunciada a população a decisão tomada pelos professores.
Na sua fala a coordenadora do SINTE Francisca Palmeira explicou que a greve vai acontecer, não por vontade dos professores, mas porque o prefeito quer e disse “ô prefeito pra gostar de greve”.
O professor Wellington Medeiros foi outro que falou, dizendo da falta de valorização do professor por parte da atual gestão municipal de Currais Novos. “Aqui prioridade não é educação e sim quentinha e foguetão”, rimou o orador.
Os vereadores Odon Junior, Eugenio Lins e Francisco Moreira também usaram da palavra.

Deviam economizar 
Moreira disse que a prefeitura deveria economizar, para atender aos professores e criticou o gasto de altas somas com a contratação de escritório de advocacia, com a firma Canindé Margarida para organizar eventos e com a contratação de quentinhas. “Essas quentinhas devem ser para os que trabalham na firma de Canindé”, disse o vereador.
Moreira também falou do emprego de parentes que hoje se pratica na prefeitura. “Se valendo de uma sumula 14, colocou-se em cargos de secretário, a mulher, um filho, um sobrinho e tem até um neto voluntário”, falou o vereador.

Apoio dos pais
Uma mãe de aluno da Escola Socorro Amaral no bairro Paizinho Maria apelou ao prefeito para que ele atenda a reivindicação dos professores. Ela disse: “Dr. Geraldo estou decepcionada com isso, hoje meu filho já não foi pra aula, quem perde com isso são os nossos alunos” e acrescentou: “na sua campanha andei de casa em casa com o senhor, por favor, Dr. Geraldo não me decepcione”, disse a mãe de aluno da escola municipal.

Fonte Vlaudey Liberato.

Estou com vocês pra o que der e vier




Odon Junior foi outro vereador que compareceu a assembléia dos educadores. Voltou a afirmar que a educação não é prioridade na atual gestão municipal. “Para os que comandam o município, o setor educacional é encarado como gasto e não como investimento”, salientando que os educadores não buscam só melhoria salarial que é um direito previsto em lei, mas também melhorias nas escolas, pois várias delas estão em péssimas condições físicas.
“Estou nessa luta com vocês, na rua, na praça aonde vocês forem”, bradou Odon.

Fonte Vlaudey Liberato

Amparo ao educador



O vereador Moreira esteve presente a assembléia ressaltou que com relação à possibilidade da prefeitura vir a suspender o pagamento dos grevistas, fará no plenário da câmara uma sugestão a CDL, bancos, a Cosern, a Caern e as operadoras de telefonia, para que no período de greve os educadores que não puderam honrar com seus compromissos não tenham seus nomes incluídos no SPC, nem Serasa nem em outros cadastros de inadimplentes.
“Se for o caso apresentarei um Projeto de Lei para que os professores que exercerão seu direito de greve não sejam penalizados”, disse Moreira.

Fonte Vlaudey Liberato.

Os que estão em estágio probatório não poderão ser penalizados


O Dr. Mário Lourenço assessor jurídico do SINTE esclareceu os aspectos legais relacionados com a greve, como uma possível suspensão de pagamento de salários dos grevistas por parte da prefeitura, dizendo eu isso pode acontecer, mas que os canais competentes serão buscados para sanar uma possível situação.
Quanto a apreensão dos novos servidores municipais, os que se encontram em estágio probatório de que poderiam ao final dessa fase serem demitidos, Dr. Mário esclareceu que por motivo de greve, esses não poderão ser demitidos, “eles tem direitos assegurados”, destacou o advogado, salientando já haver jurisprudência nesse sentido no Supremo Tribunal federal.

Fonte Vlaudey Liberato.

Greve começa sexta-feira





Aproximadamente 200 educadores da rede municipal de Currais Novos participaram da assembléia da classe na manhã desta terça-feira (08) no auditório do SINTE.
Por apenas 4 votos contrários e 1 abstenção foi aprovado pelos professores o estado de greve para a partir da próxima sexta-feira.
Francisco de Assis Silva, da direção do SINTE estadual, salientou que não é a primeira vez que a greve acontecerá. “Em 2001 chegamos a acampar na praça por 92 dias, buscando os nossos direitos, agora os tempos são outros, a sociedade está cada vez mais consciente”.

Fonte Vlaudey Lliberato.

Professores decidiram não iniciar ano letivo



Em Assembléia realizada na manhã desta terça-feira os educadores de Currais Novos decidiram entrar em greve na proxima sexta-feia por tempo indeterminado.

Fonte Vlaudey Liberato.