terça-feira, 18 de março de 2014

MP pede a cassação de Rosalba

6mai2013-a-governadora-do-rio-grande-do-norte-rosalba-ciarlini-dem-participa-de-encontro-com-representantes-das-12-cidades-sedes-da-copa-do-mundo-de-2014-no-palacio-itamaraty-137O Ministério Publico do Rio Grande do Norte ingressou com uma ação pedindo a cassação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do secretário estadual de Planejamento, Francisco Obery Rodrigues. Eles são acusados de manipular dados do orçamento para reduzir o repasse de verbas aos outros poderes do Estado.
Em julho de 2013, o governo estadual anunciou que, por conta da queda de receita, teria de reduzir em 10,7% os repasses previstos no orçamento para os tribunais de Contas e de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa. A medida abriu uma crise entre os poderes, que reclamaram da medida.
A ação ingressada pelo procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, na última sexta-feira (14), diz que a governadora e o secretário manipularam dados dascontas públicas “sob o pretexto de [mostrar] uma suposta frustração na arrecadação da receita estipulada para o ano”.


Segundo o MP-RN, após análise das contas, teria ficado provado que, no ano passado, o governo contou com um aumento “em todas as suas principais fontes de receitas”, o que contraria o que o órgão chamou de “falacioso discurso de crise financeira.”


Servidores da saúde podem entrar em greve na próxima quarta

noticia_107944Os servidores da saúde do estado podem entrar em greve na próxima quarta-feira (19). Na pauta de reivindicação estão os reajustes salariais e aprovação da tabela do plano de cargos.
No ano passado os servidores suspenderam a greve em agosto com a promessa de cumprimento das demandas da categoria. Eles reclamam que há sete meses esperam as melhorias para a categoria e o Governo ainda não aprovou.


Ministério Público gasta R$ 800 mil em prédio usado hoje para consumo de drogas

700x466x97954e1085e678818d39a1681b28ac64-700x466Lixo, insegurança, presença constante de usuários de drogas, desperdício de dinheiro público. Quem passa em frente ao prédio abandonado localizado no cruzamento da Avenida Deodoro da Fonseca com a Rua José de Alencar, no Centro de Natal, encontra tudo isso. Só não vê a presença do principal fiscal dos bens públicos, o Ministério Público do Rio Grande do Norte, dono do prédio e responsável pelo abandono dele há cerca de seis anos.
Segundo moradores e comerciantes da região, o prédio foi comprado pelo MP em 2008, mas jamais sediou qualquer promotoria, até porque, algumas delas, como as do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, estão instaladas a cerca de 500 metros dali, em um imóvel na Rua Floriano Peixoto. O prédio foi, basicamente, comprado e fechado, conformes os vizinhos relembraram.

Pacientes com doenças raras terão acompanhamento a distância no tratamento

images(4701)O Ministério da Saúde incluirá na assistência apacientes com doenças raras o acompanhamento por especialistas que atuam nos principais centros de referência do país pela internet, por telefone e por videoconferência.
Profissionais de saúde da Atenção Básica vão poder usar a ferramenta Telessaúde, que permite a troca de dados e orientações com especialistas sem sair dos postos de atendimento e em tempo real. Segundo a pasta, a implementação ocorre até o final do primeiro semestre de 2014 e deve auxiliar no conhecimento sobre sinais e sintomas das cerca de 8 mil doenças raras, que afetam aproximadamente 15 milhões de brasileiros.
A medida faz parte da política de atenção às doenças raras, criada no mês passado. Hoje o Telessaúde é usado para auxiliar no atendimento a pacientes com hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas.
É uma ferramenta que utiliza a internet , telefone evideoconferência como ferramentas para trocar informações entre profissionais a distância. Atualmente, o programa funciona em mais de 3 mil municípios, com mais de 5 mil pontos em todo o país.
Agência Brasil


DCE da UnP vai a justiça contra DER e SETRANS, em defesa dos estudantes

Campanha do DCE luta por melhorias do Passe Estudantil nas linhas intermunicipaisNesta segunda-feira (17) o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Potiguar (DCE-UnP) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que deverá beneficiar os estudantes que utilizam os transportes intermunicipais no estado.
A ação é contra o Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER-RN) e contra o Sindicato dasEmpresas de Transporte de Passageiros do RN (SETRANS), responsável pela TRANSPASSE, associação que organiza a venda de passagens estudantis das linhas intermunicipais.
Direito 
O principal objetivo da ação é conquistar o direito doestudante – devidamente identificado com o documento que comprove sua condição – comprar sua meia passagem dentro do ônibus, inclusive com o pagamento em dinheiro. A iniciativa partiu devido às criticas frequentes dos estudantes, que muitas vezes se vêem obrigados a pagar a passagem no valor integral, pelo fato de não terem saldo suficiente no cartão de passagens.
Abatimento 
O presidente do DCE-UnP, o curraisnovense Tony Robson, lembra que a prática fere o direito ao Passe Estudantil, que prevê o abatimento de 50% (cinquenta por cento) do valor das passagens intermunicipais a todo aluno regularmente matriculado em instituições cadastradas na TRANSPASSE.
Atualmente, apenas dez pontos de vendas são responsáveis por atender todo o estado. Em Natal, os estudantes contam apenas com um posto de recarga da TRANSPASSE, situado no Terminal Rodoviário do bairro Cidade da Esperança. A mesma realidade se repete em cidades como Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Mossoró, entre outras.
Com a ação protocolada, a equipe do DCE-UnP espera agora o resultado da liminar.


Fonte: http://www.vlaudeyliberato.com/dce-da-unp-vai-a-justica-contra-der-em-defesa-de-estudantes/http://www.vlaudeyliberato.com/dce-da-unp-vai-a-justica-contra-der-em-defesa-de-estudantes/