terça-feira, 27 de maio de 2014

MP em Goiás move ação para suspender campanha publicitária da Copa

copa 2014-DILMAA 17 dias do início da Copa do Mundo, o MinistérioPúblico Federal em Goiás entrou com uma ação civil pública na Justiça para suspender a divulgação da campanha publicitária do governo Dilma “Copa das Copas”. O MP argumenta que a propaganda está “absurdamente divorciada da verdade” ao anunciar que o torneio trará grandes benefícios aos brasileiros em função dos investimentos públicos que teriam sido realizados na infraestrutura e nos serviços públicos.
A ação foi protocolada no início da noite na 3ª Vara Federal de Goiás. O procurador da República Ailton Benedito de Souza, autor da ação, pede que a Justiça conceda liminar para suspender a divulgação da campanha em todos os meios de comunicação e, em caso de descumprimento de uma eventual decisão favorável, que a União pague multa diária de R$ 5 milhões.
Na ação, o Ministério Público lembrou o país foi escolhido sete anos atrás para sediar a Copa. Teve, segundo o órgão, “grande oportunidade e “tempo” para executar os planos de investimento para corrigir as mazelas da infraestrutura e dos serviços públicos, especialmente das cidades-sede.




Paralisação da PM é suspensa, mas acampamento continua na governadoria

Depois de longa reunião nesta segunda-feira (26), os Policiais Militares e Bombeiros decidiram pela suspensão da paralisação que fariam nesta terça-feira (27).
Governo do Estado ofereceu reajuste salarial de 32% aos militares dividido em quatro parcelas: a primeira prevista para setembro deste ano, a segunda para março de 2015, a terceira para setembro de 2015 e a última parcela para março de 2016.
A condição do Executivo para a concretização do reajuste foi à suspensão da greve pela categoria.
Apesar da paralisação suspensa, o acampamento em frente ao Centro Administrativo vai continuar até a mensagem de aumento ser enviado para apreciação na Assembleia Legislativa.



Seguro de carro deve ficar 10% mais caro

Quem tem um automóvel, sabe que muitas vezes acaba custando mais tê-lo que de fato comprá-lo. Além do combustível, da manutenção, das revisões e lavagens, há também o seguro, que deve ficar ainda mais caro até o final do ano. Essa é uma das perspectivas do estudo da corretora Marsh, o Insurance Market Report, divulgado com exclusividade ao iG. Segundo o material, fazer o seguro do carro vai ficar 10% mais caro até o final do ano.
E, como não podia ser diferente, a chamada taxa de sinistralidade – que mede a frequência de incidentes que envolvem o pagamento de indenizações pelas seguradoras – subiu.



Homem mais gordo do mundo morre aos 48 anos

26mai2014---manuel-uribe-48-morreu-em-monterrey-no-mexico-nesta-segunda-feira-26-ele-foi-considerado-o-homem-mais-gordo-do-mundo-chegando-a-pesar-597-kg-1401132298963_615x300Manuel Uribe, 48 anos, que foi considerado o homem mais gordo do mundo pelo Guinness World Records, morreu nesta segunda-feira (26) em um hospital universitário em Monterrey, no Estado de Nuevo Léon, no México. Ele pesava 394 kg e estava internado desde o dia 2 de maio, após sofrer arritmia cardíaca. Segundo a imprensa local, Uribe morreu por falha no funcionamento do fígado.
O homem vivia em San Nicolás de los Garza, em Monterrey. Para transportá-lo até o hospital, havia sido necessário o auxílio dos funcionários da Defesa Civil.
Conhecido por familiares e amigos como “Meme”, Manuel Uribe chegou a pesar 597 kg, quando, em 2007, foi submetido a uma dieta rigorosa para redução de peso. Ele chegou a perder cerca de 260 kg, mas começou a desenvolver uma série de problemas de saúde.



Mapa da violência 2014: taxa de homicídios é a maior desde 1980

20121225051222_cv_porte-de-arma_gde- O Brasil registrou em 2012 o maior número absoluto de assassinatos e a taxa mais alta de homicídios desde 1980. Nada menos do que 56.337 pessoas foram mortas naquele ano, num acréscimo de 7,9% frente a 2011. A taxa de homicídios, que leva em conta o crescimento da população, também aumentou 7%, totalizando 29 vítimas fatais para cada 100 mil habitantes. É o que revela a mais nova versão do Mapa da Violência, que será lançada nas próximas semanas com dados que vão até 2012.
levantamento é baseado no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que tem como fonte os atestados de óbito emitidos em todo o país. O autor do mapa, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diz que o sistema do Ministério da Saúde foi criado em 1979 e que produz dados confiáveis desde 1980. As estatísticas referentes a homicídios em 2012, portanto, são recordes dentro da série histórica do SIM.



Ministério Público Federal de olho nos “ficha suja”

olho_grande_lupaMinistério Público Federal vai colar nos políticos com pendências judiciais. O PMF está criando o seu módulo “ficha suja”, para inserir nomes os inelegíveis no SisConta Eleitoral. Com isso, o processo de impugnação de candidaturas será mais rápido. Os dados devem ser fechados na sexta-feira (30).













Fonte; http://www.robsonpiresxerife.com/sem-categoria/ministerio-publico-federal-de-olho-nos-ficha-suja/#.U4SN3_ldU1M

Uso errado de colírio pode provocar glaucoma

Em um ano, a visão do adolescente Alefe Nogueira passou de perfeita para quase inexistente. Aos 13 anos, ele está praticamente cego. Só enxerga feixes de luz. A causa do problema não foi uma doença hereditária nem um acidente. O uso contínuo de um colírio, vendido sem receita em qualquer farmácia, foi o causador daperda de visão.
Alefe é um dos muitos jovens que ficaram cegos ou com baixa visão após desenvolver um tipo de glaucoma causado pelo uso inadequado de produtos oftalmológicos com corticoide.
A falta de controle sobre a comercialização desse tipo de produto é alvo de críticas de entidades médicas. No mês passado, a Sociedade Brasileira de Glaucoma editou um consenso classificando esse tipo de glaucoma como o mais comum entre aqueles de causa conhecida e, portanto, o mais evitável.
“O uso do colírio com corticoide pode ser benéfico em muitas situações, mas seu uso crônico, sem indicação médica, é o que traz problema. Quando usado por anos, o corticoide provoca danos na estrutura do olho que levam ao aumento da pressão ocular, o que pode causar cegueira”, explicou Augusto Paranhos Jr., professor livre-docente da Escola Paulista de Medicina e coordenador do consenso.



Protesto vai interditar a RN 118 entre Caicó e Jucurutu no dia 31 de maio

Depois de reunião no último dia 21, no canteiro de obras da barragem de Oiticica, moradores dos distritos de Barra de Santana e Laginhas decidiram realizar um manifesto conjunto no próximo sábado, dia 31 de maio.  O grupo pretende interditar a RN 118, no trecho entre as cidades de Caicó a Jucurutu RN.
A pauta de reivindicações defenderá a conclusão da adutora de Laginhas e as indenizações dos proprietários de terra e residências do distrito de Barra de Santana. Sete advogados vão prestar orientação jurídica aos manifestantes, além de movimentos sociais que devem integrar-se à mobilização no dia 31, a partir das 06h.




Ex-prefeito de Felipe Guerra é condenado por improbidade administrativa

braz costa felipe guerraAção Civil Pública julgada procedente resultou em nova condenação por improbidade administrativa para o ex-prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa Neto. A sentença da juíza Flávia Sousa Dantas Pinto reprovou a conduta do ex-gestor, que deixou de apresentar ao Tribunal de Contas do Estado relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal relativos ao exercício de 2008.
A ação foi proposta pelo Ministério Público Estadual junto à Comarca de Apodi, por suposta afronta à Lei 8.429/92, que lista atos de improbidade administrativa. O MP alegou que o então prefeito deixou de apresentar ao TCE documentos relacionados a todos os bimestres do exercício fiscal de 2008, apesar de inúmeras solicitações. Notificado, o ex-gestor não apresentou manifestação em sua defesa.
Para Flávia Sousa Dantas Pinto, ainda que ausência de prestação de contasnão resulte em dano concreto ao patrimônio estatal, a conduta macula princípios legalidade e a publicidade relacionados à Administração Pública. O ex-prefeito Braz Costa foi condenado na suspensão dos direitos políticos por 3 anos, ao pagamento de multa civil no valor de cinco mil reais, além de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.