terça-feira, 24 de julho de 2012


Noite de Poesia no Casarão

24 de julho de 2012 — Cidade



por: Vlaudey Liberato.


Natal: Secretário admite que obras de mobilidade podem não ficar prontas para Copa

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


O secretário municipal de Esporte e Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel/Secopa), Jean Valério, admitiu ontem que as obras de mobilidade sob responsabilidade da prefeitura podem ser excluídas da matriz de responsabilidades do Mundial. Isso significa dizer que as obras podem não ficar prontas até o mundial de 2014. Contudo, Valério garante que as obras serão feitas e prevê o início das intervenções no Complexo Viário da Urbana em agosto. “Não há a menor possibilidade de Natal perder essas obras”, garantiu.

Para Natal, o sinal vermelho foi aceso na semana passada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que relacionou os atrasos a problemas na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público. O ministro estabeleceu até outubro o prazo para que, se não forem iniciadas as obras em quatro capitais, as obras poderiam ser retiradas da matriz de responsabilidades, documento assinado pela Fifa e governos federal, estadual e municipal com os compromissos de cada ente para a Copa.

Do Diário de Natal

Abuso, abandono, pobreza extrema podem afetar desenvolvimento cerebral na infância

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


Um novo estudo feito nos EUA com exames de ressonância magnética mostra que problemas físicos e psicológicos na infância podem ter um efeito mensurável sobre o desenvolvimento cerebral. As conclusões estão publicadas na edição desta segunda-feira (23) da revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

A pesquisa, feita no Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston, revela que algumas das crianças romenas analisadas apresentaram uma diminuição da massa cinzenta (constituída por neurônios e células da “glia”, que suportam e nutrem os neurônios) e da massa branca (formada por fibras que ligam os neurônios).

No sentido contrário, quando as circunstâncias sociais e ambientais melhoraram, a massa branca foi capaz de dar sinais de recuperação e reverter parcialmente essas mudanças. Nesse caso, os menores avaliados viviam em orfanatos e foram transferidos para lares de adoção.

Ao todo, foram observadas 74 crianças de 8 a 11 anos, divididas em três grupos. O primeiro incluía 29 menores criados em alguma instituição, 25 escolhidos para deixarem o orfanato e serem adotados após três anos, e 20 que nunca estiverem em lugares como esses.

Segundo os autores, crianças expostas a abuso, violência, abandono, pobreza extrema e outras adversidades podem sofrer os mesmos efeitos.


Laudo médico diz que Cachoeira não está deprimido e pode depor

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


O Globo destaca que exame médico concluído na noite desta segunda-feira informa que o bicheiro Carlos Augusto Cachoeira não tem problemas psicológicos que inviabilizem a participação dele em interrogatório na Justiça Federal que acontecerá nesta quarta-feira em Goiânia.

Nos últimos dias surgiram rumores que Cachoeira estaria deprimido e os advogados do bicheiro pediram, às vésperas do depoimento, que ele fosse submetido a um teste médico.

Lâmpadas fluorescentes compactas podem causar danos à pele

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


As lâmpadas fluorescentes compactas (PLs) têm sido vendidas à população como sendo mais vantajosas ao meio ambiente.No entanto, elas podem potencialmente fazer mal à pele.

Um estudo após o outro, têm mostrado preocupações crescentes sobre o impacto que essas lâmpadas podem ter sobre a saúde humana.

Há poucos dias, outra pesquisa demonstrou que o mercúrio liberado pelas lâmpadas fluorescentes compactas pode exceder os níveis seguros.

Nos EUA, alguns hospitais já estão substituindo as lâmpadas fluorescentes – não apenas as compactas – por um tipo de iluminação mais saudável.

Raios ultravioleta das lâmpadas

Agora, inspirados por um estudo europeu que fez alertas adicionais sobre a sensibilidade à luz, uma equipe de pesquisadores dos EUA analisou os impactos que a exposição aos raios ultravioletas emitidos pelas lâmpadas fluorescentes compactas podem ter sobre os tecidos da pele humana saudável.

Os resultados revelaram níveis significativos de UVC e UVA (raios ultravioleta C e A), que aparentemente se originam de fissuras nos revestimentos de fósforo das lâmpadas, que foram detectadas em todas as fluorescentes compactas analisadas.

Os pesquisadores compraram lâmpadas PL em vários locais diferentes e mediram a quantidade de emissões de raios ultravioleta (UV) e a integridade do revestimento de fósforo de cada bulbo.


Mensalão: povo vai julgar o Supremo, prevê Eliana Calmon

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, disse ontem que o julgamento do mensalão vai influenciar a imagem que o STF (Supremo Tribunal Federal) tem aos olhos da sociedade. Para ela, a população fará um juízo de valor a respeito da decisão: “É um momento para se ter a ideia do que representa o Supremo na sociedade”. Apesar disso, ela afirmou considerar improvável que o STF seja influenciado.

Em 1º de agosto, véspera do julgamento, o presidente do STF, Ayres Britto, submeterá ao plenário o pedido do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes para uso de um sistema audiovisual na defesa oral. Os advogados planejam exibir num telão arquivos em PowerPoint, programa de computador muito usado em palestras.