quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Qualidade da carne

26 de janeiro de 2012 — Cidade

Por falar em abate animal, Currais Novos, com aproximadamente 42 mil habitantes, nesta quarta-feira (25), completou 1 ano e 4 meses que está sem abatedouro público.

Alguém sabe dizer algo sobre a qualidade da carne que a população está consumindo?

por: Vlaudey Liberato.
Mais um capitulo da novela do abatedouro de Currais Novos

26 de janeiro de 2012 — Cidade


O blog foi informado pelo Sintserpum-CN, que na manhã desta quarta-feira (25), o secretário de agricultura do município de Currais Novos, acompanhado por uma fiscal do IDEMA e pelo engenheiro da CAERN esteve no prédio do abatedouro novo.

O vigilante do local acompanhou a visita e fez alguns questionamentos:

Perguntou a senhora Fátima (fiscal do IDEMA) como poderia ser feita a liberação de funcionamento do abatedouro antigo se o mesmo não obedecia às exigências de adequação e citou como exemplo as casas onde moram varias famílias no entorno do prédio. A mesma segundo o vigia, nada respondeu.

O vigilante disse ao senhor Eudes que a água do prédio vem de um poço que fica por traz da parede de um açude poluído.

Por sua vez, Eudes demonstrou surpresa, pois achava que a água consumida no abatedouro era fornecida pela CAERN e perguntou ao secretário de agricultura se essa água era clorificada? O mesmo afirmou que sim mais em seguida foi corrigido pelo vigilante que disse: “eu tenho treze anos de serviço prestado ao município inclusive no abatedouro e essa água não recebe e nem nunca recebeu nenhum tipo de tratamento” e o diálogo foi encerrado.

por: Vlaudey Liberato.
Dr. Mozar ameaçou deixar a direção do Walfredo Gurgel

26 de janeiro de 2012 — Estadual

O Hospital Universitário Onofre Lopes através de determinação da Sesap (Secretária Estadual de Saúde do RN) suspendeu a partir desta manhã todos os internamentos para procedimentos eletivos. A medida tomada pela secretaria foi uma forma de desafogar o Hospital Walfredo Gurgel, que permanece com super lotação e evitar a demissão do atual diretor, Mozart Dias que ameaçou deixar o cargo caso a secretaria de saúde não tomasse uma medida.

Com a determinação todos os procedimentos programados como cirurgias de otorrino, hérnia e similares estão suspensos na tentativa de se criar leitos para os pacientes do Walfredo Gurgel. Vale ressaltar que o HUOL é o único hospital da rede pública do estado a realizar esse tipo de procedimento.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, essa atitude é um sinal de fragilidade da rede hospitalar do estado. “Fica claro que não temos estrutura para a demanda e as medidas são apenas um paliativo, principalmente se observarmos que houve um aumento nos índices de acidentes de moto e de violência urbana”, explicou o presidente diante do quadro recorrente.

As entidades médicas do Estado devem se reunir nos próximos dias para fazer uma análise da situação. “Após analisarmos a situação devemos definir o posicionamento das entidades e nos pronunciar através de coletiva ou nota oficial”, afirmou Geraldo Ferreira.

Do Blog do BG

por: Vlaudei Liberato.