quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Entrevistas podem prejudicar candidaturas

1 de fevereiro de 2012 — Política


Pré-candidatos ao pleito eleitoral em Currais Novos começam a se esquivar em dar entrevistas a órgãos de imprensa, notadamente rádio e tv.

Um pré-candidato a vereador disse ao blog que foi orientado a não mais conceder entrevistas.

E não é para menos

Se não vejamos:

O Corregedor Regional Eleitoral do RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, alertou que o uso de emissoras de rádio e televisão, mesmo antes do período proibido pela legislação, para promover candidaturas pode gerar questionamento judicial. O desembargador frisou que, caso seja evidenciado que as aparições desequilibraram o pleito, o candidato que usar desse tipo de prerrogativa deve ser punido.

“A utilização indevida de meios de comunicação, em benefício de candidato ou partido político, encontra-se disciplinada no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90. Para sua configuração, é necessário que a conduta praticada macule a normalidade e legitimidade da eleição, causando desequilíbrio ao pleito”, explicou o corregedor eleitoral.

por: Vlaudey Liberato.
Rosalba não tira governo do limite prudencial

1 de fevereiro de 2012 — Estadual

Cobrado há muito tempo pela oposição e principalmente pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), o relatório do terceiro quadrimestre de 2.011 do orçamento fiscal e seguridade do governo potiguar mostra que a governadora Rosalba Ciarlini fechou o primeiro ano de sua gestão sem tirar a máquina do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal relativamente às despesas com a folha de pessoal. Estas comeram 48,35% do orçamento no período. A lei recomenda que esta rubrica nunca supere os 46,55%.

O balanço mostrou que o gasto da Assembléia Legislativa com pessoal, 131 milhões de reais, representou 2,35% da receita corrente líquida, acima do limite que a lei impõe, de 126,3 milhões.

Abaixo do nível só ficaram o Tribunal de Justiça e o ministério público estadual. As despesas de pessoal da magistratura em 2.011 somaram 296 milhões de reais, ou 5,30% da receita corrente líquida do Estado. As do “parquet” poderiam chegar a 1,90% da receita líquida, o limite previsto pela norma, e chegaram a 1,79%.

De Roberto Guedes

por: Vlaudey Liberato.
Prédio histórico já devia ter sido restaurado

1 de fevereiro de 2012 — Cidade


Currais Novos em se tratando de poder público como fala o adágio popular é uma coisa a ver outra a contar.

Pois bem.

Em 2010, a prefeitura alugou o prédio do antigo hotel de dona Sílvia (centro da cidade) para instalar as secretarias de administração e de finanças, que funcionavam no prédio histórico (foto) na esquina da Praça Tomaz Salustino com a Av. Cel. José Bezerra, sob a alegação de que iria restaurar o imóvel.

Recentemente, as secretarias deixaram o prédio em que estavam se transferindo para outros imóveis alugados.

Esse tempo todo e o prédio histórico, que acredito seja tombado pelo patrimônio ainda não foi restaurado.

por: Vlaudey Liberato.
O que sai primeiro?

1 de fevereiro de 2012 — Cidade

Terminou janeiro e a nomeação da professora Genoveva Antão para o SINE de Currais Novos não saiu.

O ministro Garibaldi Filho e o deputado Henrique Alves entraram na questão, mas mesmo assim nada.

Para descontrair: inclusive amigos de Genó estão fazendo um desafio para ver o que vai acontecer primeiro:

A sua nomeação;

A volta da patrol da prefeitura;

A reabertura do abatedouro público.

Tudo isso tem mais de um ano que se espera.

por: Vlaudey Liberato.
Educação: Clima de indignação

1 de fevereiro de 2012 — Cidade

Dentro da agencia bancária na manhã de 31 janeiro de 2012 o clima era de indignação por parte dos educadores de Currais Novos, os demais funcionários municipais poderam contar com o reajuste de 14,23% do salário mínimo, os educadores não tiveram a mesma sorte.

Sabe-se que muitas prefeituras estão fazendo esforços para cumprir o minimo que determina a Lei 11.738/08. Vejamos; a Cidade de Lagoa Nova de acordo com o representante do SINTE/RN Núcleo local será dado um adicional de 10% para este ano, em Cerro Corá segundo a coordenadora do núcleo municipal do SINTE/RN o acordado foi 16.,20% e em Bodó o Prefeito também se comprometeu de cumprir o que determina a Lei.

Só nos Currais Novos é que a gestão municipal não tem respeito pela classe de educadores, não tem competência para administrar seus recursos e assim garantir o minimo de valorização profissional aos educadores.

Porém, reclamar na fila do banco não basta, temos que ter atitude, logo mais a classe será convocada para deliberar em assembleia que rumos tomaremos, o que faremos para garantir o nosso reajuste, você educador não pode ficar de fora, venha participar e dar a sua opinião. Não cruze os braços, faça valer o seu direito.

Do Blog do SINTE

por: Vlaudey Liberato.
Exposição no Espaço Avoante

1 de fevereiro de 2012 — Cidade

Dia 04 de fevereiro, em Currais Novos, a partir das 19:30 horas, a Associação Avoante de Cultura estará realizando a exposição de trabalhos dos alunos do Projeto Semearte de Desenho e Pintura patrocinado pelo Programa BNB de Cultura em parceria com o BNDES e Governo Federal – edição 2011, a entrada será franca.

O Espaço Avoante está localizado à rua Major Felizardo, 56, Bairro Manoel Salustino, Currais Novos (entre a SEMEC e o CAIC).

por: Vlaudey Liberato.
Mão no bolso

1 de fevereiro de 2012 — Estadual

De Eliana Lima

A Verba Indenizatória da Assem-bleia Legislativa do RN serve, inclusive, para rechear de delícias e champanhe festas privadas. No vereaneio, então…

Não à toa, o gasto com a verba aumentou em mais de 45% no ano passado – saiu de R$ 4,4 milhões para R$ 6,4 milhões.

É muito bom ostentar com o meu, o seu, o nosso pobre-rico-dinheirinho.

por: Vlaudey Liberato.
A CHARGE DO DIA

1 de fevereiro de 2012 — Nacional



por: Vlaudey Liberato.


Centrais do Cidadão agonizam

1 de fevereiro de 2012 — Estadual

Funcionários estão sem receber gratificações e uma das unidades, a do Praia Shopping, está fechada há nove meses. A Sejuc promete a reinauguração em abril e anunciou que irá reformar as demais unidades.

por: Vlaudey Liberato.
Agentes penitenciários contestam versão oficial sobre fuga de Alcaçuz

1 de fevereiro de 2012 — Estadual

O Sindicato dos Agentes Penitenciários divulgou a seguinte nota:

” O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte convoca a imprensa para uma entrevista coletiva que será realizada na manhã desta quarta-feira (1/2), às 9h30.

Durante a coletiva, a presidente do SINDASP/RN, Vilma Batista, vai divulgar um vídeo sobre a maior fuga da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

As imagens, produzidas por agentes penitenciários, mostram que ao contrário do que foi dito pelo engenheiro que construiu o Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, os presos tiveram sim condições de abrir as grades por dentro das celas.

A entrevista coletiva será realizada na sede do Sindasp/RN, no edifício Zona Sul (vizinho ao Banco Itaú), na rua João Pessoa, sala 901”.

por: Vlaudey Liberato.