terça-feira, 15 de abril de 2014

Lua sangrenta é vista pelo mundo

Amantes da astronomia tiveram a chance de presenciar nesta madrugada um eclipse lunar total, fenômeno que não era visto há quase três anos.
A Lua, a Terra e o Sol ficaram em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra, de cor âmbar.
Nesse momento, com a incidência da luz Sol, o satélite pode ser observado com tons avermelhados, o que deu ao fenômeno o nome “lua de sangue” ou “lua sangrenta”.
No Brasil, o eclipse pôde ser visto a partir das 3h, por cerca de 78 minutos, tendo seu pico às 4h45. O fenômeno foi mais perceptível em localidade da região Oeste.




Chuva volta a banhar o município de Jucurutu

chuva voltou a banhar o município de Jucurutu nesta segunda-feira (14). Os pluviômetros marcaram 43 mm no bairro Santa Izabel e na zona rural ultrapassaram a marca. O registro fotográfico a baixo é do amigo Danilo Evaristo.
SAM_2079




Remédio em desenvolvimento no Brasil pode combater o Parkinson

20140414214358754887a

Um medicamento que combate efeitos colaterais do tratamento do mal de Parkinson poderá ser colocado à venda no Brasil a partir de 2016. A droga está em fase de desenvolvimento na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, no interior do estado. Já foram feitos testes em ratos. Na etapa atual, os experimentos são realizados em macacos. “É a última parte da pesquisa antes de passarmos às provas com seres humanos”, diz a professora Elaine Del-Bel, do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia da universidade.
O medicamento em teste reduz os tremores, que ocorrem principalmente nas mãos, em pacientes com a doença. A droga auxilia o organismo a evitar a perda de neurônios que produzem uma substância responsável pela comunicação entre as células nervosas. Os efeitos do tratamento, conforme a professora, geralmente aparecem entre quatro e 10 anos de uso da droga que combate a doença. A expectativa de Del-Bel, doutora em farmacologia, é que os testes em humanos comecem entre seis meses e um ano.




Sejuc divulga nomes dos 7 detentos que fugiram de presídio em Natal

G1 – A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte divulgou os nomes dos sete presos que fugiram do Complexo Penal Doutor João Chaves na madrugada desta terça-feira (15). A unidade fica na zona Norte de Natal.
Segundo o major Castelo Branco, responsável pela Coordenadoria de Administração Penitenciária do RN, os fugitivos são: Antônio Fabricio Lopes de Lima, Felipe Matias Santos da Silva, Matheus Felippo Aires da Costa e Mário Sérgio de Souza do Nascimento – que respondem por crimes de roubo – além de Jackson Patrício da Cruz Vilar, que responde por receptação, Cosme Belizário Alves Neto, que responde por furto, e Gustavo Costa da Silva, que responde por tráfico de drogas. Nenhum deles havia sido recapturado até a publicação da matéria.



Ministério Público faz recomendação ao prefeito de Cruzeta sobre atribuições de cargos públicos

nena496487817_n
promotora de Justiça, Marília Regina Soares Cunha assinou uma nova recomendação ao prefeito Erivanaldo Dantas, o Nena (PMDB). A representante do Ministério Público Estadual constatou em inquérito, instaurado para acompanhar as nomeações dos candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Cruzeta, no ano de 2010, que as atribuições dos cargos não estavam bem definidas, gerando confusão e até mesmo dúvida em relação a possíveis desvios de função.
O prefeito de Cruzeta terá prazo de 30 dias, para enviar à Câmara Municipal projeto de lei definindo as atribuições de todos os cargos públicos existentes na Prefeitura, encaminhando cópia ao Ministério Público. Em caso de não acatamento da recomendação, a promotora avisou que adotará as medidas legais necessárias, para assegurar a implementação, inclusive através do ajuizamento da ação.



Mossoró: Ministério Público apresenta parecer contra Cláudia Regina e Larissa Rosado

O Ministério Público Eleitoral deu parecer contrário ao registro de candidatura de Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB).
O parecer é assinado pelo promotor Fábio Weimar Thé e protocolado no Forum Eleitoral no início deste segunda-feira (14).
Cláudia e Larissa têm até o final da tarde para apresentar defesa de suas candidaturas, prazo estipulado pelo juiz eleitoral José Herval Sampaio Júnior.
Com as defesas das candidatas e mais o parecer do Ministério Público, o juiz decidirá se acata ou não opedido de registro de candidatura de ambas.
Ele tem até o dia 23 para decidir.