quinta-feira, 20 de março de 2014

Cheia do Rio Piranhas aumenta com chuvas da Paraíba

As fotos foram gentilmente cedidas ao Blog do Marcos Dantas pelo blogueiro Alex Maia, e mostra o Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas com uma cheia muito boa, graças as chuvas registradas nas últimas horas na Paraíba.
0fc5c16c361cf3ad6ef3cc3a0573201a
ff60dc8f7e3807daff81c132cb47095d


Chile abre o seu mercado para o melão e a melancia produzidos no RN e Ceará

downloadO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anuncia que já recebeu comunicado oficial dando conta de que já foi publicado no Diário Oficial do governo chileno o protocolo que estabelece os requisitos fitossanitários para que comecem a ser autorizadas as importações de frutos frescos (melão e melancia) produzidos no Brasil, especificamente no Rio Grande do Norte e no Ceará.
Em julho do ano passado uma missão técnica do Chile visitou estes dois Estados nordestinos, com partes dos seus territórios reconhecidas internacionalmente como “zonas livres da mosca das frutas” – para conhecer os plantios irrigados de melão e melancia e avaliar suas condições fitossanitárias.
Agora, com o reconhecimento oficial da nossa fitossanidade por mais um país importador de frutas, o Ministério da Agricultura confia que ocorrerão novas aberturas de mercado para os fruticultores do Rio Grande do Norte, que atualmente já exportam para cerca de 30 países, na maioria europeus.


Chuvas fortes devem continuar no RN

ab5202ae1028e6cfffff8031ac1e1e75 (1)Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Gerência de Meteorologia da Emparn, as chuvas registradas desde o início de março têm sido ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que é o principal responsável pela mudança climática na parte Norte da região Nordeste no período de fevereiro a maio.
Diferentemente de 2012 e 2013, que foram anos de seca, em 2014 as condições dos oceanos Atlântico e Pacífico estão favorecendo a ocorrência de instabilidades tropicais associadas à ZCIT em praticamente todo o Rio Grande do Norte. Para os próximos dias ainda se espera que chuvas fortes continuem ocorrendo em todas as regiões.


IPVA começa a ser cobrado esta semana

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a ser cobrado nesta sexta-feira (21) para os automóveis e motocicletas com placas de finais 1 e 2.
O proprietário tem a opção de pagar o tributo em cota única, obtendo um desconto de 5%, ou dividir o valor total em três parcelas fixas, sendo a primeira quitada neste mês e as demais nos meses de abril e maio.
Depois do prazo estabelecido no carnê, a liquidação somente poderá ser realizada no Banco do Brasil ou correspondente bancário autorizado.
Os boletos e o calendário anual de pagamento para as demais placas também podem ser acessados no endereço eletrônico www.detran.rn.gov.br