terça-feira, 13 de maio de 2014


Protesto na Barragem de Oiticica entra para o seu segundo dia

Entra para o segundo dia o protesto dos moradores do Distrito de Barra de Santana, em Jucurutu que pedem celeridade nas indenizações das terras que serão atingidas pela construção da Barragem de Oiticicas.
Para garantir a permanência dos moradores no canteiro de obras, local da manifestação, a própria comida vem sendo feita de forma improvisada no meio da multidão.
20140513-072913.jpg



Plano Nacional da Educação pode ser votado amanhã na Câmara

Após três anos de tramitação, o Plano Nacional de Educação (PNE) pode deixar o Congresso Nacional esta semana e seguir para sanção da presidenta Dilma Rousseff. Em fase final do trâmite, o PNE foi votado em comissão especial da Câmara dos Deputados na semana passada e agora segue para o plenário da Casa. A discussão e possível votação estão previstas para amanhã (14), em regime de prioridade.
maior parte dos pontos está acordada entre os deputados. O embate será sobre o financiamento da educação. Na forma que chega ao plenário, o plano destina, em dez anos, 8% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação pública e não os 10% demandados por profissionais, estudantes e entidades que atuam no setor. Atualmente são investidos 5,3% do PIB. O PNE estabelece metas para a educação, a serem cumpridas nos próximos dez anos. Além do financiamento do setor, estão entre as diretrizes a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar.


Praças planejam ocupar galerias da Assembleia Legislativa nesta terça

Os policiais e bombeiros militares do Estado planejam participar ativamente das sessões plenárias da Assembleia Legislativa, para acompanhar a tramitação do Projeto de Lei de Promoção de Praças rumo à aprovação, a partir de amanhã (13).
Na ocasião, eles também pretendem cobrar dos parlamentares providências quanto à inclusão de emendas ao Projeto, previamente modificadas pelo executivo antes do encaminhamento à casa legislativa. A concentração dos praças acontece a partir das 09h, em frente à Assembleia Legislativa e se estenderá também aos dias 14 e 15 deste mês.

Três municípios seridoenses comemoram retomada no abastecimento de água

Três cidades seridoenses podem comemorar a retomada do abastecimento de água em virtude das chuvas que caíram nas últimas semanas. Ipueira e São José do Seridó já contam com água nas torneiras, fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Há ainda a previsão de que nesta terça-feira (13) seja retomado o fornecimento de água no município seridoense de Equador, a 300 quilômetros da capital.


Fonte: http://www.robsonpiresxerife.com/notas/tres-municipios-seridoenses-comemoram-retomada-no-abastecimento-de-agua/#.U3IX2vldU1M

“Proteste Já” do CQC da Band pode chegar a Barragem de Oiticicas no Seridó


proteste ja
O quadro “Proteste Já” do CQC da Band nacional pode chegar região no Seridó. Uma moradora do Distrito de Barra de Santana, em Jucurutu, enviou e-mail a produção do programa, sugerindo uma matéria para denunciar o descaso do governo com os moradores por causa da demora nas desapropriações e pagamento das indenizações das terras que serão cobertas pela construção da Barragem de Oiticicas.
Veja o e-mail enviado ao Proteste Já do CQC da Band:
Venho por meio deste, solicitar a presença do CQC para que nos ajude. Estamos no meio de uma obra FEDERAL que é a Barragem de Oiticica, localizada em Jucurutu interior do Rio Grande do Norte, a 280 km da Capital, mais só que para acontecer essa obra, eles “Governo do Estado do RN” precisa desapropriar centenas de pessoas, mas só que a Barragem já começou já faz mais de ano e já se encontra com 25% da obra física construída e nada de indenizar e desapropriar o povo sofrido de algumas comunidades que irão ser atingida pela obra.
O prazo que deram para desapropriação e indenização do povo foi até o dia oito de maio, mas, até agora, nenhum galho de Jurema foi derrubado no Alto do Paiol onde será futuramente a nova comunidade. A incerteza angustia ainda mais os moradores, já que Rosalba Ciarline “Governadora” também prometeu entregar o novo distrito pronto, com casas, cemitério, posto de saúde e outros serviços básicos em abril de 2015, seis meses antes do término da obra, prevista para ser concluída em novembro do mesmo ano.
Já estamos cansados de promessas e mentiras por parte do Governo do Estado, os dias se passam e a cada dia a gente se desespera. Hoje dia seis de maio aconteceu uma reunião que era para tratar de assuntos de interesse da nossa comunidade e as dúvidas ainda são as mesmas. Indenizações e construção das novas residências. Estamos mais uma vez juntos para lutarmos por nossos direitos e não podemos ficar de braços cruzados não, pois é o nosso futuro e as nossas moradias que estão em jogo. A partir do dia oito de maio, se nada do que foi prometido sair do papel, faremos nova manifestação no canteiro de obras da “barragem de oiticica” e só sairemos quando tiver 25% pronta da nossa Nova comunidade.
Desde já peço encarecidamente que leia este pequeno relato, feito por mim que também sou moradora desta comunidade e que me sinto constrangida com tudo isso que esta acontecendo. Nosso lema é: Barragem sim, injustiça não, direitos já a ponta pé não sairemos!!!


UFRN utiliza notas do ENEM para preencher 7 mil vagas de graduação

Os estudantes interessados em ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que a Instituição de ensino utilizará as notas das provas para o preenchimento de aproximadamente 7 mil vagas dos seus cursos presenciais de graduação.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Claudianny Amorim Noronha, todas as vagas dos cursos serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base nas notas do ENEM. “Todos serão via SiSU, exceto os cursos que exigem o teste de habilidade específica (THE), que são LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Música, Teatro e Dança”.
Ainda segundo Claudianny Noronha, a Universidade utiliza o SiSU porque a Instituição acredita ser o meio mais democrático de seleção, por permitir a um número maior de pessoas, de diferentes classes sociais e regiões do país, o acesso ao ensino superior público. “Cerca de 37 municípios do Rio Grande do Norte aplicarão as provas do ENEM”, informou a pró-reitora adjunta. Os alunos que participarem do ENEM 2014 concorrerão, por meio do SiSU, às vagas da UFRN, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2015, para os campi de Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba.



Paraíba é o Estado brasileiro que mais reduziu assassinatos em 2014


As ações das Forças de Segurança da Paraíba reduziram em 13,1% o número de assassinatos ocorridos no Estado no primeiro quadrimestre de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (12), durante reunião de monitoramento da Segurança Pública, no Palácio da Redenção.
Os dados mostram ainda que nos três primeiros meses do ano a Paraíba foi o estado brasileiro que mais reduziu proporcionalmente os crimes contra a vida, ficando à frente de estados como Ceará e Rio de Janeiro, onde foi registrado um crescimento de 14,7% e 22,4%, respectivamente (dados das secretarias da Segurança dos Estados).



Faltam 30 dias para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014

Copa-do-Mundo1-270x300Falta um mês para começar a Copa do Mundo 2014 no Brasil. No dia 12 de junho, na Arena Corinthians, a Seleção Brasileira entra em campo para dar início à busca pelo hexacampeonato. O Brasil enfrentará a Croácia às 17 horas. No dia seguinte, 13 de junho, serão disputadas três partidas: México x Camarões, Espanha x Holanda e Chile x Austrália. Dia 14, a Colômbia enfrenta a Grécia; Uruguai joga contra a Costa Rica; Inglaterra e Itália entram em campo juntas; e a Costa do Marfimenfrenta o Japão.
No dia 15, mais três confrontos: Suíça x Equador; França x Honduras e Argentina x Bósnia Herzegovina. Dia 16, terá Alemanha x Portugal; Irã x Nigéria e Gana x Estados Unidos. A primeira rodada da fase de grupos termina no dia 17, com dois jogos do Grupo H: Bélgica x Argélia e Rússia x Coreia do Sul. Neste mesmo dia, a Seleção Brasileira faz sua segunda partida na competição: contra o México, às 16 horas, no Castelão, em Fortaleza.


Emparn registra boas chuvas no fim de semana

chuva (2)
O boletim pluviométrico da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registra boas chuvas entre às 7 horas da última sexta-feira (09) até segunda-feira (12). Foram 51 postos de monitoramento com chuvas, em todas as regiões do Estado.
No Oeste Potiguar as maiores precipitações ocorreram em Tabuleiro Grande, com 47 milímetros (mm); Pendências (32,7mm); Serra do Mel (25,5mm); Mossoró (20,8mm); Ipanguaçu 11,7mm; e Areia Branca e Carnaubais, com 11mm em cada município. Choveu também em Porto do Mangue, Parau, Alto do Rodrigues e Apodi.
No Seridó e Messoregião Central choveu nos municípios de São Bento do Norte (125mm); Lajes (63,6mm); Lagoa Nova (31mm); Pedro Avelino (28,2mm); Acari (Açude Gargalheiras, 22,1 milímetros) e São Vicente (16,2mm). Nas regiões Agreste e Leste, as maiores chuvas foram registradas em Campo Redondo (85,4mm); Barcelona (48mm); Lajes Pintadas (37,7mm); Parazinho (31,7mm); Canguaretama (41,1mm) e Natal (13,0mm), entre outros municípios dessas regiões.



IFRN Currais Novos promove curso de desenho

image_previewNesta semana o IFRN Currais Novos oferecerá o Cursode Desenho e Lápis de Cor, ministrado pelo Professor de Artes João Damasceno, do campus local. O curso acontecerá nos dias 15 (às 9h) e 16 (às 13h) de maio, na Sala de Artes.
Serão ofertadas 20 vagas destinadas a toda a comunidade, inclusive externa ao campus. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Acadêmica, das 7 às 22h, e as vagas serão concedidas em ordem de procura.



Brasil vai ter 141,8 milhões de eleitores aptos a votar em outubro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, anunciou que houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. De acordo com balanço parcial divulgado pelo ministro, o pleito deste ano contará com 141,8 milhões de eleitores.
Em 2010, foram 135,8 milhões, o que representaaumento de 6 milhões de eleitores. Os dados revelam ainda que foi superada a meta de cadastramento de eleitores pela biometria.
As informações foram divulgadas após o fim do prazopara regularização do título de eleitor, na última quarta-feira (7). O balanço final será concluído até o dia 21 de julho.



PTista que ameaçou Barbosa era assessor de Lucena, que não “recebia” direito e só “Deus sabe de onde o dinheiro saia”

Segundo reportagem da Tribuna do Norte, Sérvolo de Oliveira chegou em Natal em setembro, além de secretário de organização do PT Natal, Sérvolo era membro da Comissão de Ética do partido no Estado e assessorou o vereador petista Fernando Lucena. “Ele não era meu assessor, mas ajudou com alguns projetos na Câmara. Passou pouco tempo”, negou o vereador. “Não concordo com as mensagens que ele postou noFacebook. Porém, é bom registrar que a presidenta Dilma recebe ameaças de morte todos os dias”, acrescentou.
À reportagem, Sérvolo informou que iria procurar a PF. “Não fui intimado oficialmente porque o PT Natal me sonegou a informação da intimação. Mas vou me apresentar”, disse. Diferente do que disse Fernando Lucena, o ex-petista informou que era assessor do vereador.
“No papel, eu era assessor, mas, na prática, minha função era a de chefe de gabinete”, afirmou. Sobre suasaída de Natal no início de março passado, Sérvolo disse que foi devido à problemas pessoais e divergências com o PT.
“Voltei para Foz porque não consegui ficar longe da minha esposa e porque Lucena não me pagava corretamente. Nunca recebi o valor combinado e sabe Deus de onde o dinheiro saía”, afirmou. Após a publicação da reportagem na Veja, Sérvolo postou no Facebook que “apesar de tudo, vivo um excelente domingo”.
BG