sexta-feira, 16 de maio de 2014

Presentes as sessões

Não sabe-se o motivo, mas as lentes da TV Câmara, pelo menos nas ultimas sessões não focalizaram as galerias, como fazia sempre.
Nas fotos, os dirigentes do sindicato dos servidoresmunicipais de Currais Novos assistindo aos trabalhos legislativos.WP_20140515_006WP_20140515_010


Indice de transtorno de ansiedade e depressão em SP é igual a de país em guerra

1tdp0vykz5se1fvc95q8eisnvregião metropolitana de São Paulo tem índices de depressão e transtornos de ansiedade semelhantes ao de áreas de guerra como o Líbano e a Síria.
Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP e que integra uma base de dados internacional identificou que 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade.
Já em relação à depressão, os dados mostram que ela atinge 2,2 milhões, ou 11% dos 20 milhões de pessoas que moram na grande São Paulo.
A taxa de depressão está entre as maiores do mundo. Países da África, menos desenvolvidos que a região metropolitana de São Paulo, têm índices de depressão de 4%, 6%, de acordo com Wang. Mas são os casos mais sérios de transtornos de ansiedade que deixaram os pesquisadores alarmados, aqueles que englobam casos como fobias e até síndrome do pânico.
IG



Protestos contra a Copa no Brasil ganham repercussão em jornais e revistas no exterior

pais_protesto_palhacoOs protestos contra a realização da Copa do Mundo no Brasil ganharam repercussão internacional. A um mêsdos jogos, a revista “Der Spiegel”, a mais importante da Alemanha e os site do jornal “El País”, da Espanha, e da inglesa “The Economist”, trazem reportagens sobre a insatisfação dos brasileiros com a realização dos jogos.
A mais contundente é a reportagem da “Der Spiegel”, que traz em sua capa uma imagem da bola oficial do torneio caindo em chamas sobre o Rio de Janeiro.
Em três reportagens, que somam dez páginas, o semanário apresenta um retrato dos atrasos em obras, da insatisfação dos brasileiros com os altos custos do evento e dos prováveis embates nas ruas das cidades-sede. Segundo o texto, assinado pelo jornalista alemão Jens Glüsing, justamente no país do futebol, a Copa do Mundo pode virar um fiasco por conta de “protestos, greves e tiroteios em vez de festa”.



Sem anormalidade

sessão de ontem da câmara municipal de Currais Novos foi das mais calmas.
Sem achaques e melhor sem polícia, que tem que estar é na rua, no encalço de mal feitores.
Como alguém dizia ontem: “Não sei que tanto medodeterminados vereadores tem do pessoal do sindicato?”.



TRE cassou prefeito e vice de Olho D’água do Borges

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) cassou durante sessão plenária, por três votos a dois, o prefeito de Olho D’Água dos Borges, Brenno Queiroga, e a vice-prefeita Maria Helena, ambos do PMDB.
A presidente da Câmara, Célia Maria Queiroga de Morais (PMDB), que é tia Brenno Queiroga, deve assumir provisoriamente a prefeitura, enquanto Brenno pode recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral deve marcar novas eleições municipais.


Presidente da Câmara de Natal é acusado de distribuir óculos com fins eleitorais


albert dickson
presidente da Câmara de Natal, Albert Dickson (PROS), é acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral deabuso de poder econômico. Também foram denunciados o pastor evangélico Martim Alves da Silva e Claudino Leite.
Segundo a ação, Dickson teria percorrido templos da igreja Assembleia de Deus distribuindo óculos “com o intuito da captação ilícita de sufrágio para 2014”. O vereador é pré-candidato a deputado estadual.


Seminário discute criação do curso de medicina na Ufersa

Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa está trabalhando na implantação de dois novos cursosde graduação em Medicina, com a abertura de 60 vagas ofertadas no campus central, em Mossoró, e outras 60 vagas no novo campus que será instalado na cidade de Assú.
Os novos cursos deverão seguir as orientações previstas nos parâmetros curriculares para o Ensino Médicono Brasil, conforme estabelece a Resolução CNE nº 4/2001. Entre outros pontos, a normativa estabelece que os egressos sejam dotados de uma formação generalista, humanística, crítica, reflexiva e capacitado para atuar na perspectiva da integralidade.


Emater realiza seleção pública de entidades para entrega de leite


consumo_leiteA Emater encerra na próxima terça-feira (20), por intermédio da Comissão Especial do Programa Leite Potiguar, o cadastramento de entidadessocioassistenciais sem fins lucrativos para acesso à distribuição gratuita de leite integral bovino pasteurizado através do Programa Leite Potiguar.
O Edital 002/2014, é direcionado para instituições do estado do Rio Grandedo Norte que tenham sede e desenvolvam suas atividades nos municípios de Natal, Assú, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, em formulário próprio disponibilizado no site: servicos.emater.rn.gov.br/credenciamento. Realizada a inscrição, as instituições deverão entregar a documentação exigida em envelope lacrado no protocolo da EMATER/RN com sede na BR 101 Km 0, Centro Administrativo de Natal, Lagoa Nova no dia 22 de maio até as 17h.