segunda-feira, 5 de maio de 2014

País ainda tem dois mil lixões a três meses de prazo final


lixao

Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, o Brasil não deveria mais ter lixão a céu aberto em funcionamento a partir de 3 de agosto deste ano. A quatro meses do prazo, porém, a meta não deverá ser cumprida.
Ao menos 2 mil equipamentos desse tipo ainda recebem lixo em todo o país, segundo estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que já pediu ao governo a prorrogação do prazo do Plano Nacional. Entre as cidades que não foram capazes de cumprir a meta nos últimos quatro anos, há três capitais: Porto Velho, Belém e o próprio Distrito Federal.




Fim dos abusos: Anatel vai cancelar linhas online


20140505013035_cv_CANCELAMENTOvinganca-contra-call-center2_gde

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Rezende, garante que a partir de 8 de Julho termina o calvário virtual do consumidor que não consegue ser atendido pelos call-centers para reclamações ou cancelar seu contrato com as telefônicas.
É o dia em que entra em vigor, por força de Resolução da Anatel, o serviço de cancelamento automático obrigatório nos sites das operadoras – o cidadão digita a linha e seu contrato, e num clique encerra o caso.



Eleitor terá 60 dias para justificar ausência nas eleições suplementares

Os eleitores das cidades de Mossoró e Francisco Dantas que não comparecerem às urnas neste domingo (04) terão 60 dias para justificar a sua ausência perante a respectiva Zona Eleitoral, segundo dispõem as Resoluções 03 e 04/2014- TRE-RN com base na Lei 6091/74 art. 7º, ressalvando o eleitor que, na data do pleito, se encontrar no exterior, caso em que terá 30 (trinta) dias, contados do seu retorno ao país, para justificar a ausência. Findo este prazo, caso o eleitor não justifique o voto ficará sujeito a pagamento de multa.



Fonte: http://www.robsonpiresxerife.com/notas/eleitor-tera-60-dias-para-justificar-ausencia-nas-eleicoes-suplementares-2/#.U2eUFfldU1M

Prazo para eleitor tirar primeiro título termina quarta-feira


TRE-BA-titulo-atendimentos-itinerantes

prazo para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral termina na próxima quarta-feira (7). O prazo também vale para pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.
Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.
Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.



Regras para portabilidade de crédito com recursos do FGTS entram em vigor

20121002110324_cv_FgTssssssssAs novas regras para portabilidade de crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam a valer hoje (5). Conforme a norma, o cliente pode transferir o saldo devedor do imóvel para outro banco que ofereça juros mais baixos. Após escolher o melhor plano, o novo banco pagará a dívida original, e o contrato passará a valer. A modalidade está disponível em todos os bancos, além da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Circular 650, da Caixa, operadora do FGTS, publicada no dia 22 de abril, o valor e o prazo da operação não podem ser superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito. Outra regra é que o sistema de amortização da operação de crédito objeto da portabilidade não pode ser alterado.
Se houver divergência entre as informações enviadas pelos bancos, a Caixa poderá rejeitar a transferência da dívida ou solicitar a complementação de informações. De acordo com a circular, os motivos que podem implicar negativa da transferência da dívida são o não recebimento de informações dos bancos envolvidos e o fornecimento de dados cadastrais e financeiros inconsistentes. O custo operacional acordado entre as instituições financeiras para fazer a portabilidade não poderá ser cobrado ou repassado ao devedor.


INCA prevê mais de 27 mil casos de câncer de pulmão para 2014

cancer de pulmaoSegundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, o mais comum de todos os tumores malignos do mundo é o câncer de pulmão. No Brasil, o pneumologista da área de divisão de controle de tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles, explica que o câncer de pulmão está associado ao consumo dos derivados do tabaco. Por isso, o pneumologista orienta que todos os fumantes devem buscar tratamento médico para deixar de fumar.
“O fumante é um dependente de nicotina. Tem que buscar tratamento, buscar orientações, conseguir dentro do Sistema Único de Saúde que ele consiga deixar de fumar através do tratamento que existe na rede SUS, com abordagem, com orientações e com medicamentos que vão fazer com ele consiga parar de fumar com menos dificuldade”, disse o pneumologista da área de divisão de controle de tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles.


CPI da Petrobras: oposição busca PMDB da Câmara dos Deputados

A oposição no Congresso conta com a rebeldia do PMDB na Câmara para fazer investigações no âmbito da CPI mista da Petrobras que sejam capazes de ultrapassar a blindagem ao Palácio do Planalto. Deputados do PMDB insatisfeitos com o governo Dilma Rousseff têm mantido conversas com oposicionistas e já estão combinando uma estratégia conjunta para tocar os trabalhos.
De acordo com O Globo, Se de um lado a oposição pretende provocar danos à imagem da presidente para enfraquecê-la na disputa eleitoral, de outro, o PMDB deverá aproveitar para pressionar o governo por cargos e apoio nos estados.


Comissão da Assembleia analisa pedido de impeachment da governadora


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa analisa hoje (05), às 16h, a admissibilidade formal do pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), verificando se há legitimidade dos proponentes e se atendem aos requisitos legais.
O presidente da comissão, Hermano Morais (PMDB), o vice-presidente Kelps Lima (PR) e os membros Ezequiel Ferreira (PTB), Getúlio Rêgo (DEM) e Agnelo Alves (PDT) vão analisar se os fatos citados pelo MARCCO (Movimento Articulado de Combate à Corrupção) constituem objeto de investigação no âmbito do Legislativo e se as partes citadas são passíveis de serem responsabilizadas.



Fãs comemoram aniversário do Rei Roberto nos Chalés dos Cajueiros

ReiFã Clube “Luz Divina”, comemorou no dia 19 de abril os 73 anos do Rei Roberto Carlos.
proprietário do Bar Roberto Carlos, em Natal, escolheu os Chalés dos Cajueiros, para comemorar o aniversário do rei, trazendo noventa fãs que fizeram a festa.
Aos fãs foi oferecida uma exposição da linha do tempo, retratando toda a história de vida deste homem que canta e encanta várias gerações.
A festa foi animada pela banda Splish Splasch, com um repertório só das músicas que marcaram épocas do rei.
“Chalés dos Cajueiros agradece e se orgulha por ter sido escolhida para viver este momento com seus fãs”, disseram Gilberto e Eliane.



Sindicalistas com telefones grampeados

Fontes da Federação Nacional dos Policiais Federais garantem que ao menos 30 celulares de sindicalistas são monitorados pelo governo Dilma.
A entidade atribui ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) atuação nos bastidores, com auxílio do Ministério Público Federal, para enquadrar os policiais na mesma legislação usada para prender o vereador Marco Prisco, líder grevista na Polícia Militar da Bahia.
Dirigentes da federação da Polícia Federal reclamam que virou rotina a troca de chips de celulares visados, inclusive de familiares próximos.
Só na federação, uma central telefônica (PABX) chegou a estragar por conta do superaquecimento causado pelo monitoramento do governo.
Cláudio Humberto


Congresso deve decidir se instala CPI em dose dupla

Após a tentativa frustrada de incluir, em investigação a ser conduzida por parlamentares, temas que poderiam atingir prováveis adversários da presidenta da República Dilma Rousseff (PT) nas próximas eleições, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve providenciar nesta semana a instalação de CPI exclusiva sobre supostas irregularidades na Petrobras.
Renan tenta priorizar a instalação de uma CPI no Senado, anunciada na semana passada e prevista para terça-feira (6). O governo tem mais força política no Senado, mas a oposição pressiona para que seja instalada uma CPI mista, com deputados e senadores.



Número de transplantes de órgãos no país cresceu 18% nos últimos três anos

O número de transplantes de órgãos sólidos no Brasil aumentou 18% entre 2010 e 2013. Segundo o Ministério da Saúde, os procedimentos considerados de altacomplexidade, como os transplantes de pulmão (100%) e coração (60%), tiveram as maiores elevações no período.
“O aumento do transplante mais complexo significa uma melhora no sistema de transplante, porque esses são os transplantes com maior carência, por exemplo transplante de pulmão, coração. As pessoas que não recebem [o órgão] morrem, não têm opção”, avaliou ocoordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Héder Murari Borba.


Concursos com inscrições abertas reúnem 28 mil vagas em todo o país

Pelo menos 118 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (5) e reúnem 28.097 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23,9 mil.
Além das vagas abertas, há concursos para formaçãode cadastro de reserva – ou seja, os candidatosaprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.