quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mal na fita e nota “zero” em infraestrutura

29 de dezembro de 2011 — Estadual

O Rio Grande do Norte terá de correr se quiser aproveitar a chuva de investimentos estrangeiros esperada com a estabilidade econômica do mercado interno e com eventos como a Copa do Mundo de 2014. Um estudo divulgado pela Veja neste fim de semana mostra que o estado tem um dos piores ambientes para investir no país. É o 23º no ranking.

Os problemas são percebidos em diversas áreas, incluindo entre elas ambiente político – em que tem uma das piores classificações em termos de estabilidade e corrupção – passando por burocracia e um ambiente econômico ainda difícil. A Infraestrutura é um dos maiores gargalos e rendeu ao estado nota “zero” no estudo. Para outros oito estados também foi atribuída a menor nota.

As redes de telecomunicações e de estradas são os quesitos que afugentariam os investidores. O diagnóstico reforça problemas percebidos e apontados há anos como entraves a um crescimento mais vigoroso do RN e à captação de investimentos não só estrangeiros.

Enquanto o investidor vê uma luz vermelha quando olha o RN no mapa, no caso do Brasil a luz aparece verde com cada vez mais força. Um outro estudo, desta vez do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios, aponta o país como a 6ª maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido.

Se já vinha despertando cada vez mais o apetite dos investidores – principalmente em tempos de desaceleração das grandes economias mundiais – hoje o mercado brasileiro amanheceu assim, mais irresistível do que nunca.

Tribuna do Norte

por: Vlaudei Liberato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário