terça-feira, 11 de dezembro de 2012


INFORMATIVO

CAMPANHA CONQUISTE UM ASSOCIADO

REGULAMENTO: TODOS OS ASSOCIADOS DO SINTSERPUM RECEBERÃO 1 CUPOM PARA CONCORREREM  A PREMIAÇÃO. O ASSOCIADO QUE LEVAR UM NOVO FILIADO RECEBERÁ 5 CUPONS A CADA NOVA FILIAÇÃO QUE CONSEGUIR EFETUAR.

PREMIAÇÃO:

1º - UM VALE COMPRAS NO VALOR DE (500.00 REAIS);

2º - UM VALE COMPRAS NO VALOR DE (300.00 REAIS);

3º - UM VALE COMPRAS NO VALOR DE (200.00 REAIS).

INFORMAMOS QUE TODOS OS NOSSOS ASSOCIADOS DEVEM SE DIRIGIR ATÉ A SEDE DO SINDICATO PARA PEGAREM SEU CUPOM E QUE O MESMO DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ O DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2012. LEMBRAMOS QUE O PRAZO PARA O ASSOCIADO LEVAR OUTRO SERVIDOR PARA SE FILIAR E TER DIREITO AOS 5 CUPONS EXTRAS TAMBÉM É O MESMO, NO HORÁRIO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00HS ÁS 11:30 E DAS 14:00HS ÁS 17:30.


OBS: OS VALES COMPRAS QUE SERÃO SORTEADOS NA PROMOÇÃO PODERÃO SER USADOS EM QUALQUER COMÉRCIO DA CIDADE! 


 O SORTEIO SERÁ REALIZADO NO DIA 27/12/2012 NO PROGRAMA TV CIDADE (COM O PASTOR JOÃO BATISTA).

PARTICIPE!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

             NOTA DE AGRADECIMENTO


A CHAPA 1 TEM A HONRA DE AGRADECER A TODOS OS ASSOCIADOS QUE MAIS UMA VEZ DEPOSITARAM SUA CONFIANÇA NO NOSSO TRABALHO NOS DANDO UMA MAIORIA EXPRESSIVA NO PLEITO ELEITORAL DO DIA 20/11 (ÚLTIMA TERÇA-FEIRA). 
E QUE JUNTOS POSSAMOS COLOCAR EM PRÁTICA TODAS AS NOSSAS PROPOSTAS POIS A LUTA É CONSTRUÍDA COM A UNIÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS.


AGRADECE A CHAPA 1 LIBERDADE,IGUALDADE E CONQUISTA.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Informamos a substituição de Maria do Socorro F. da Cruz (alegando motivos superiores) por Safira Dantas dos Santos compondo a chapa no cargo do Conselho Fiscal.


terça-feira, 30 de outubro de 2012



Liberdade, Igualdade e Conquista.
Chapa 01


Nº. Matrícula
Candidatos
Cargo
Fone
2184
Carlos Magno da Silva Faustino
Presidente
8811-4764
2086
Wagner de Melo Galvão A. Othon
Secretário Geral
9610-0298
2321
Carlos Antônio Freire da Silva
Diretor Financeiro
8715-8183
2118
Maria do Socorro F. da Cruz
Conselho Fiscal
9957-1941
2596
Roseanne Katine de Souza Silva
Conselho Fiscal
9970-4110
2543
Francisco das Chagas Alves
Conselho Fiscal
8722-1701
2244
Francisco André Ferreira Junior
Suplente da Diretoria
8808-3282
         

quinta-feira, 18 de outubro de 2012




Censo 2010: Uniões consensuais já representam mais de 1/3 dos casamentos

 Publicado por Robson Pires, na categoria Notas

O percentual de uniões consensuais (sem ter oficializado o casamento) subiu de 28,6% para 36,4% das uniões entre 2000 e 2010, sendo mais frequente nos grupos com rendimentos menores, representando 48,9% na classe com rendimento de até 1/2 salário mínimo.

Já o percentual de pessoas que não viviam, mas já viveram em união conjugal passou de 11,9% em 2000 para 14,6% em 2010. O Rio de Janeiro foi o estado que mais registrou essa situação: 17,5%. Estes e outros dados sobre nupcialidade foram pesquisados pelo Censo Demográfico 2010, que mostra também que a proporção de divorciados quase dobrou, passando de 1,7% para 3,1%. Verificou-se ainda que o Sudeste é a região onde os homens se casam mais tarde (26,7 anos) e que 69,3% dos brasileiros escolhem parceiros da mesma cor ou raça.

‘Minha condenação é um ato de perseguição política’, diz José Genoino

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


Prestes a ser julgado por formação de quadrilha no processo do mensalão, que tramita no Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente do PT José Genoino classificou nesta quarta-feira, 17, a sentença da Justiça Federal de Minas, que na terça-feira o condenou a quatro anos de prisão por falsidade ideológica, como “um ato de perseguição política”. Para Genoino, já condenado por corrupção ativa no STF, há “coincidências estranhas” envolvendo o seu nome. “Qual o objetivo de soltar essa decisão monocrática durante o julgamento do STF?”, questiona Genoino

A nova decisão judicial é resultado do desmembramento do processo do mensalão, que está em julgamento no Supremo. Além de Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ex-dirigentes do BMG foram condenados pela juíza Camila Velano, da 4ª Vara da Justiça Federal.

Nessa ação, que correu em Minas, os empréstimos concedidos pelo BMG ao PT e às empresas de Marcos Valério, tido como operador do mensalão, também foram considerados fictícios.

‘Eu já fui julgado’, afirma Lula sobre o mensalão

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


Josias de Souza mostra outro lado dessa história de condenação…

Em visita à Argentina, Lula comentou pela primeira vez em público o julgamento do mensalão. Não falou sobre os réus já condenados. Pareceu mais preocupado com o veredicto que a história emitirá sobre o seu governo quando puder se pronunciar.

“Eu já fui julgado. A eleição da Dilma foi um julgamento extraordinário. Para um presidente com oito anos de mandato, sair com 87% de aprovação é um grande juízo e não me preocupo com nada”, disse Lula, em entrevista ao repórter Juan Landaburu, do diário La Nación.

O percentual mencionado por Lula foi anotado numa pesquisa feita pelo Ibope em dezembro de 2010. Ao evocar a eleição da sucessora e a taxa de aprovação obtida no final do segundo mandato, Lula como que antecipa sua estratégia.

Para se contrapor às condenações do STF, Lula invocará como sentenças absolutórias o álibi das urnas –foi reeleito em 2006 e fez a sucessora em 2010— e o salvo-conduto das sondagens de opinião pública.

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Assembleia definiu pela suspensão da greve no IFRN

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 

A assembleia do Sinasefe Natal aprovou ontem (10) a suspensão do movimento paredista no IFRN. O retorno às atividades não acontecerá de imediato. A data prevista é o dia 20 de setembro.

Antes do retorno às atividades, o Comando Estadual de Greve realizará visitas aos campi do IFRN para definir pontos relativos ao termo de acordo.  O termo de acordo é um documento que deve ser assinado pelo reitor e pelo sindicato. Neste deve constar a garantia de que os servidores grevistas não serão penalizados e que haverá participação da comunidade acadêmica na construção do calendário letivo pós-greve.

Assim, o sindicato tentará marcar reunião com o reitor no dia 17. Caso o reitor assine o documento, as atividades retornam 72 horas depois, ou seja, a previsão de retorno é para o dia 20. Caso o reitor não assine nesta data, a greve permanecerá no IFRN, só sendo suspensa após a assinatura.

Hoje (11), às 9h, na sala de reunião do sindicato, acontecerá reunião do Comando Estadual de Greve para discutir o calendário de visita aos campus.





Correios estão sob ameaça de greve

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas

Os funcionários dos Correios estão atualmente no ápice da negociação salarial deste ano e em algumas regiões vigora o risco de a categoria entrar em greve a partir da zero hora desta terça-feira. Mas o risco de greve não vale para todo o País. Em São Paulo, por exemplo, não haverá greve dos funcionários dos Correios nesta terça-feira, pois o sindicato da categoria na capital realizará assembleia apenas amanhã, devendo convocar nova assembleia para a semana que vem.

Ainda hoje, devem realizar assembleias sobre a possibilidade de greve sindicatos de funcionários dos Correios de mais de dez Estados (AL, AM, CE, PB, PE, PI, PR, SC, SE e RS, além das unidade de Belo Horizonte), conforme informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). As demais regionais só deverão realizar assembleias amanhã. Em Santos, por exemplo, a assembleia dos funcionários dos Correios deve ocorrer apenas no dia 25, informa a federação.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Julgamento do mensalão definirá se houve lavagem de dinheiro

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


O Estadão destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir nesta semana que houve lavagem de dinheiro no esquema do mensalão. Na retomada do julgamento nesta segunda-feira, os ministros decidirão se dirigentes e ex-dirigentes do Banco Rural envolveram-se com práticas ilícitas para tentar dissimular ou esconder a origem de recursos usados no esquema. Na semana passada, quando resolveram condenar três integrantes do Rural por gestão fraudulenta, ministros já adiantaram que havia indícios da prática de branqueamento de capitais.

Queixas contra operadoras de telefonia chegaram a 843 mil em 2011

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


 A punição recente aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de telefonia celular não resolveu um problema que deixa os consumidores reféns das empresas. A agência não fornece aos usuários informações claras e objetivas sobre o desempenho das operadoras.

A pedido do GLOBO, a Anatel levantou o número de reclamações recebidas em seu call center no ano passado. Foram 843.090 contra as empresas de telefonia móvel, sendo a maior parte sobre cobranças indevidas, motivo que respondeu por 42% das ligações sobre celular para a central.

Água Para Todos já instalou mais de 1000 cisternas

10 de setembro de 2012 — Estadual

Através do Programa Água Para Todos, do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, já foram instaladas 1.137 cisternas de placas no Rio Grande do Norte. E outras 33 estão em construção.

A meta é chegar a 4.719 cisternas no Estado, um investimento na ordem de R$ 9,5 milhões.A previsão é que todas as cisternas sejam instaladas no período de um ano e que atendam 23 mil pessoas.

A tecnologia social consiste em um reservatório cilíndrico, construído próximo à casa da família, com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água da chuva captados do telhado – suficientes para suprir a necessidade de consumo básico de uma família de cinco pessoas por até oito meses.

por: Vlaudey Liberato.

Propaganda eleitoral custa R$ 3 milhões

10 de setembro de 2012 — Política

No Rio Grande do Norte, a veiculação do programa eleitoral gratuito, que começou no dia 21 de agosto, custa R$ 3,057 milhões. Esse é o montante que a Receita Federal deixa de arrecadar, este ano, junto às emissoras de rádio e televisão, no Estado. No Nordeste, somente nestas eleições, o montante referente à renúncia fiscal devido ao horário eleitoral chega a R$ 49,9 milhões, sendo que o estado da Bahia lidera o ranking. Nesse estado, mais de R$ 22,8 milhões deixarão de ser recolhidos devido à propaganda eleitoral. No ranking nordestino, o RN é o quinto.

O benefício da renúncia fiscal é garantido pela legislação eleitoral (lei 9.504/2007), para compensar as perdas das empresas de comunicação, que deixam de ganhar dos anunciantes comerciais, nos 60 minutos diários da propaganda eleitoral. Ou seja, embora os candidatos e partidos políticos não paguem pela propaganda eleitoral, a União paga – e caro. No Rio Grande do Norte, é como se cada um dos mais de 2,3 milhões de eleitores, indiretamente, pagasse R$ 1,29 para receber informações sobre candidatos e partidos políticos nas rádios e Tvs.

por: Vlaudey Liberato.

terça-feira, 4 de setembro de 2012


7 de setembro em Currais Novos será dia 6

4 de setembro de 2012 — Cidade

A comemoração do Dia da Independência do Brasil será diferente em Currais Novos. Conforme o anunciado, o desfile será no dia 6 de setembro, quinta-feira.

A Secretaria Municipal de Educação decidiu assim alegando que o feriado é numa sexta, o que poderia retirar as pessoas da cidade para viagens do “feriadão”.

por: Vlaudey Liberato.

Justiça garante funcionamento do Hospital Regional de Currais Novos

4 de setembro de 2012 — Cidade

O Juízo de Direito da Vara Cível da Comarca de Currais Novos, deferindo pedido do MPRN, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca, determinou medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado, a fim de restabelecer o funcionamento do Hospital Regional de Currais Novos.

De acordo com a Ação Civil Pública ajuizada pela Promotora de Justiça Mariana Marinho Barbalho Tavares, a falta de médicos no Hospital é notória, conforme veiculado na imprensa, o que dificulta o funcionamento contínuo e permanente dos serviços de Pronto Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

De acordo com a decisão, dentre outras medidas, o Governo do Estado deverá nomear quatro médicos gineco-obstetras, em razão da falta de 22 plantões; três médicos clínicos gerais, em razão da falta de 24 plantões; dois médicos ortopedistas, diante da necessidade de suprir 12 plantões; um médico cardiologista, com o fim de suprir as necessidades da clínica médica.

Com o objetivo de garantir o cumprimento das nomeações o Juíz da Vara cível da Comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, determinou a intimação pessoal da Governadora do estado do Rio Grande do Norte, bem como do Secretário Estadual de Saúde, advertindo que o não cumprimento do determinado no prazo de trinta dias, implicará no pagamento de multa no valor de R$100.000,000.

Fonte: MP/RN

por: Vlaudey Liberato.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Mensaleiros vão mesmo em cana, dizem ministros

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 

Ministros do Supremo Tribunal Federal, consultados em “off” pela coluna de Cláudio Humberto, são de opinião que “vários” réus do processo do mensalão devem cumprir pena de prisão. Eles não citam nominalmente os acusados, mas acham que alguns serão beneficiados por regime aberto, mas outros vão mesmo cumprir a sentença em regime fechado, dada a gravidade dos fatos e a constatação de “crime continuado”.

A contundência dos votos condenatórios dos ministros do STF tem surpreendido até mesmo os mais otimistas advogados de mensaleiros. A qualidade dos votos dos ministros tem entusiasmado os brasileiros, que lotam as caixas de mensagens do STF com elogios rasgados. Após a derrota acachapante na “primeira fatia” do julgamento, Ricardo Lewandowski deverá “abaixar a bola”, segundo um veterano no STF.

Greve do ITEP começa nesta segunda-feira (03)

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas

Hoje (03), o Rio Grande do Norte enfrenta mais uma greve de serviço essencial: os servidores do ITEP iniciam uma paralisação por tempo indeterminado, diante da negativa do governo estabelecer um prazo para concluir o parecer ao anteprojeto que cria a Lei Orgânica e Estatuto do órgão.

A deflagração do movimento paredista ocorreu no dia 22 de agosto, após um dia inteiro de mobilizações, dentro da paralisação de 24 horas que visava chamar a atenção da população e Governo para a necessidade de conclusão das análises. Mas o Estado não deu, naquele momento e até agora, qualquer sinalização para o diálogo, apesar das insistentes tentativas feitas pelos representantes da categoria, o SINPOL/RN.

Supremo retoma segunda etapa do julgamento do mensalão

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (3) a segunda das sete etapas do julgamento do chamado mensalão – Ação Penal 470. Na primeira fase, foram condenados cinco réus.

O julgamento recomeça com apenas dez ministros, sem Cezar Peluso que completa nesta segunda-feira 70 anos e se aposentou compulsoriamente. A sessão será retomada com a leitura do voto do ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa. Ele dá continuidade à leitura do item sobre imputação do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira aos dirigentes do Banco Rural

Câncer de mama pode ocorrer em qualquer idade

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


Médicos de diferentes países ainda discutem sobre os riscos e benefícios de se pedir mamografias regulares a mulheres com idade entre 40 e 49 anos, já que o risco de ter a doença nessa faixa etária é menor que o da população acima dos 50. E como diagnosticar o câncer de mama precocemente antes dos 40, então?

A resposta para essa questão não é fácil, mas pode ser resumida em duas palavras: informação e autoconhecimento. A opinião é do oncologista canadense Sunil Verma, professor assistente da Universidade de Toronto e integrante do movimento Rethink Breast Cancer (rethinkbreastcancer.com). O projeto é voltado para mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama ou simplesmente preocupadas com a doença.

“As mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama pode ocorrer em qualquer idade”, afirma o oncologista, que esteve semana passada em São Paulo. O objetivo do médico não é criar pânico – afinal, o câncer em mulheres jovens (com menos de 40 anos) é pouco comum. Segundo Verma, representa cerca de 15% do total de casos.

No Brasil, não existem estatísticas que indiquem o número de mulheres afetadas pela doença antes dos 40 anos. Mas o médico Ronaldo Corrêa da Silva, técnico da divisão de detecção precoce do Instituto Nacional de Câncer (Inca), também afirma que não há aumento de casos nessa população.

Mas ter essa noção pode ser fundamental para tratar a doença a tempo, caso ela aconteça. “As mulheres precisam de empoderamento – ter informação, educação e saber que é preciso fazer exames de prevenção”, acredita. “Costumo dizer às pacientes que ninguém conhece melhor o corpo delas do que elas próprias.”

O principal conselho do oncologista é olhar-se no espelho, conhecer os próprios seios e prestar atenção não apenas em possíveis caroços, mas também mudanças na cor ou no formato nos mamilos, secreções ou qualquer outra alteração. Essa autoconsciência é o que muitas vezes leva alguém a detectar a doença em estágios precoces, quando há mais opções de tratamento e chances de sucesso.

Quem possui casos da doença na família deve ter atenção redobrada, mas a proporção de mulheres que desenvolvem câncer por causa de uma mutação genética herdada é muito pequena.

Assim como a atenção a possíveis alterações nos seios, é importante que as mulheres conheçam os fatores de risco para o câncer, como o sedentarismo.

“Quarenta minutos de atividade física quatro vezes por semana ajuda a prevenir a doença e, em mulheres que já tiveram câncer, evitar a recorrência”, informa Verma.

Evitar o excesso de álcool, limitando o consumo a no máximo quatro doses por semana, é outra medida citada pelo oncologista.

Quanto à dieta, Verma acredita que a moderação é a palavra de ordem. É recomendável evitar o excesso de carne vermelha, por exemplo, mas não é preciso cortar o alimento do cardápio.

O único alerta que o médico faz para mulheres que já foram diagnosticadas, ou que têm risco alto de ter a doença, é evitar produtos à base de soja, que são ricos em fitoestrógenos.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Polícia civil ameaça deixar os presos em frente à secretária de segurança

9 de agosto de 2012 — Estadual


Agentes da Polícia Civil estão orientados pelo sindicato da categoria, em Natal, a entregarem qualquer novo preso em flagrante “diretamente ao juízo criminal” a quem caberá a decisão sobre o destino final do acusado. “Em última hipótese”, segundo Djair Oliveira – presidente do Sinpol, “se o juiz ficar silencioso, os agentes devem deixar os presos na rampa da Sejuc”.

A orientação do Sinpol é uma resposta a posição da Coordenadoria de Administração Penitenciária afirmando que novos presos em flagrante ficariam sob custódia da Polícia Civil, enquanto estivesse vigente a decisão do juiz de execuções penais, Henrique Baltazar dos Santos, que interditou o presídio de Alcaçuz para novos detentos.

O Sinpol também manifestou insatisfação com os resultados da audiência de ontem com o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Kércio Silva Pinto, sobre o problema. Na audiência, com a presença da procuradora geral adjunta de Justiça, Maria Auxiliadora de Souza Alcântara, o secretário Kércio Pinto não teria , segundo Djair, apresentado nenhum plano imediato para diminuir a superlotação nos estabelecimentos penais do Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

por: Vlaudey Liberato.

Protesto contra o abate de jegues do RN

9 de agosto de 2012 — Estadual

Lembram do alardeado negócio que o Governo do RN fechou com empresários chineses para exportar jegues? Pois bem, os animais serão abatidos no país do mandarim e utilizados na indústria cosmética.

Pois bem, o eco contrário saiu da atriz francesa Brigitte Bardot, reconhecida defensora dos animais, levantando a bandeira potiguar como símbolo do protesto.

À presidente Dilma, ela enviou uma carta pedindo o fim do que considera um “genocídio de jegues” que são criados no Nordeste do Brasil.

Lamenta a atriz, que foi ícone de beleza mundial: – “Eu, que tanto amei o Brasil na minha passagem por Búzios, fico triste em ver que esse país colabora com a China para matar, a cada ano, 300 mil jegues”.

Apela: – “Como presidente, mulher e ser humano, a senhora não pode aceitar esta mancha na imagem do Brasil”. A associação francesa One Voice também pede às autoridades brasileiras que acabem com o comércio do animal. A China abate atualmente 1,5 milhão de jegues.

De Eliana Lima

por: Vlaudey Liberato.

quarta-feira, 25 de julho de 2012


Prefeitos correm risco de não receber recursos

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 

Em cumprimento à lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios têm até o dia 2 de agosto de 2012 para apresentar ao Governo Federal qual plano de ações e serviços de saneamento básico será adotado por cada um. Entre outras consequências, a não elaboração do plano impede que o município receba transferências voluntárias da União.

Prefeituras do RN ainda não se manifestaram sobre Lei de Acesso à Informação

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 

Enquanto o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça do RN e a UFRN já começaram a cumprir a determinação da Lei de Acesso à Informação, as Prefeituras do Rio Grande do Norte não têm se mobilizado para cumprir as determinações da nova lei. Em plena campanha eleitoral, os gestores não mostram preocupação em cumprir a determinação do Superior Tribunal Federal (STF). Até agora, nenhum município tomou qualquer iniciativa para atender aos questionamentos da população.

Ministros do STF enfurecidos com críticas de Eliana

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


Três ministros do Supremo Tribunal Federal reagiram na terça-feira, 24, às declarações da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, segundo as quais a Corte será julgada pela opinião durante a avaliação do processo do mensalão. “Quem é ela para dizer que seremos julgados? O Supremo não é passível de sugestões, muito menos de pressões”, disse o ministro Marco Aurélio Mello. “A toda hora estamos sendo julgados. Não é só nesse caso”, afirmou o colega Gilmar Mendes. “O Supremo tem que estar acima dessas paixões passageiras”, disse o também ministro Luiz Fux.

A corregedora deu suas declarações sobre o julgamento na segunda-feira, 23, em São Paulo. “Há por parte da Nação uma expectativa muito grande e acho também que o Supremo está tendo o seu grande julgamento ao julgar o mensalão”, disse Eliana. “Hoje, eles (os ministros) têm, sim, uma preocupação porque o País mudou e a população está participando.”

TRE empossa amanhã juiz denunciado por improbidade

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


Mesmo denunciado pelo ministério Público Federal por improbidade administrativa, o advogado Verlano de Queiroz Medeiros assumirá amanhã, em sessão solene, o cargo de juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal no início deste mês, na 4ª Vara Federal, que tem como titular o juiz Janilson Bezerra de Siqueira.

Além do novo juiz eleitoral, também foram denunciados a prefeita do município de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil, o presidente da Comissão Permanente de Licitação do município, Jeová Batista de Paiva, e outras 10 pessoas (ver lista abaixo). Eles são acusados de se juntarem para fraudar a documentação destinada a contratar empresa para construir um açude comunitário. O prejuízo ao erário causado pelo grupo chegaria a R$ 145 mil.

A posse de Verlano será às 17h no plenário do TRE após sessão ordinária presidida pelo desembargador Saraiva Sobrinho. O magistrado vai ocupar a vaga de Jurista deixada pelo juiz Marcos Duarte, que concluiu seu biênio em fevereiro de 2012.

terça-feira, 24 de julho de 2012


Noite de Poesia no Casarão

24 de julho de 2012 — Cidade



por: Vlaudey Liberato.


Natal: Secretário admite que obras de mobilidade podem não ficar prontas para Copa

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


O secretário municipal de Esporte e Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel/Secopa), Jean Valério, admitiu ontem que as obras de mobilidade sob responsabilidade da prefeitura podem ser excluídas da matriz de responsabilidades do Mundial. Isso significa dizer que as obras podem não ficar prontas até o mundial de 2014. Contudo, Valério garante que as obras serão feitas e prevê o início das intervenções no Complexo Viário da Urbana em agosto. “Não há a menor possibilidade de Natal perder essas obras”, garantiu.

Para Natal, o sinal vermelho foi aceso na semana passada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que relacionou os atrasos a problemas na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público. O ministro estabeleceu até outubro o prazo para que, se não forem iniciadas as obras em quatro capitais, as obras poderiam ser retiradas da matriz de responsabilidades, documento assinado pela Fifa e governos federal, estadual e municipal com os compromissos de cada ente para a Copa.

Do Diário de Natal

Abuso, abandono, pobreza extrema podem afetar desenvolvimento cerebral na infância

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


Um novo estudo feito nos EUA com exames de ressonância magnética mostra que problemas físicos e psicológicos na infância podem ter um efeito mensurável sobre o desenvolvimento cerebral. As conclusões estão publicadas na edição desta segunda-feira (23) da revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

A pesquisa, feita no Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston, revela que algumas das crianças romenas analisadas apresentaram uma diminuição da massa cinzenta (constituída por neurônios e células da “glia”, que suportam e nutrem os neurônios) e da massa branca (formada por fibras que ligam os neurônios).

No sentido contrário, quando as circunstâncias sociais e ambientais melhoraram, a massa branca foi capaz de dar sinais de recuperação e reverter parcialmente essas mudanças. Nesse caso, os menores avaliados viviam em orfanatos e foram transferidos para lares de adoção.

Ao todo, foram observadas 74 crianças de 8 a 11 anos, divididas em três grupos. O primeiro incluía 29 menores criados em alguma instituição, 25 escolhidos para deixarem o orfanato e serem adotados após três anos, e 20 que nunca estiverem em lugares como esses.

Segundo os autores, crianças expostas a abuso, violência, abandono, pobreza extrema e outras adversidades podem sofrer os mesmos efeitos.


Laudo médico diz que Cachoeira não está deprimido e pode depor

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


O Globo destaca que exame médico concluído na noite desta segunda-feira informa que o bicheiro Carlos Augusto Cachoeira não tem problemas psicológicos que inviabilizem a participação dele em interrogatório na Justiça Federal que acontecerá nesta quarta-feira em Goiânia.

Nos últimos dias surgiram rumores que Cachoeira estaria deprimido e os advogados do bicheiro pediram, às vésperas do depoimento, que ele fosse submetido a um teste médico.

Lâmpadas fluorescentes compactas podem causar danos à pele

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


As lâmpadas fluorescentes compactas (PLs) têm sido vendidas à população como sendo mais vantajosas ao meio ambiente.No entanto, elas podem potencialmente fazer mal à pele.

Um estudo após o outro, têm mostrado preocupações crescentes sobre o impacto que essas lâmpadas podem ter sobre a saúde humana.

Há poucos dias, outra pesquisa demonstrou que o mercúrio liberado pelas lâmpadas fluorescentes compactas pode exceder os níveis seguros.

Nos EUA, alguns hospitais já estão substituindo as lâmpadas fluorescentes – não apenas as compactas – por um tipo de iluminação mais saudável.

Raios ultravioleta das lâmpadas

Agora, inspirados por um estudo europeu que fez alertas adicionais sobre a sensibilidade à luz, uma equipe de pesquisadores dos EUA analisou os impactos que a exposição aos raios ultravioletas emitidos pelas lâmpadas fluorescentes compactas podem ter sobre os tecidos da pele humana saudável.

Os resultados revelaram níveis significativos de UVC e UVA (raios ultravioleta C e A), que aparentemente se originam de fissuras nos revestimentos de fósforo das lâmpadas, que foram detectadas em todas as fluorescentes compactas analisadas.

Os pesquisadores compraram lâmpadas PL em vários locais diferentes e mediram a quantidade de emissões de raios ultravioleta (UV) e a integridade do revestimento de fósforo de cada bulbo.


Mensalão: povo vai julgar o Supremo, prevê Eliana Calmon

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, disse ontem que o julgamento do mensalão vai influenciar a imagem que o STF (Supremo Tribunal Federal) tem aos olhos da sociedade. Para ela, a população fará um juízo de valor a respeito da decisão: “É um momento para se ter a ideia do que representa o Supremo na sociedade”. Apesar disso, ela afirmou considerar improvável que o STF seja influenciado.

Em 1º de agosto, véspera do julgamento, o presidente do STF, Ayres Britto, submeterá ao plenário o pedido do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes para uso de um sistema audiovisual na defesa oral. Os advogados planejam exibir num telão arquivos em PowerPoint, programa de computador muito usado em palestras.

quinta-feira, 19 de julho de 2012


Azulão e Leão jogam domingão



Será mesmo domingo o enfrentamento entre as equipes do Potyguar e Currais Novos Esporte Clube, pelo Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte, a partir das 17h no Estádio Coronel José Bezerra.

A rivalidade sadia é muito importante para impulsionar as equipes curraisnovenses.

por: Vlaudey Liberato.

quarta-feira, 18 de julho de 2012


Cachoeira abre queixão a delegado: “Essa CPI é minha”

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas


Mais uma do manchetado em todo o País, Carlos Cachoeira, contada por Lauro Jardim, na sua coluna de Veja: ”Depis de desacatar um agente penitenciário há quase um mês, o bicheiro Carlinhos Cachoeira prestou um intrigante depoimento ao delegado que comandou a Operação Monte Carlo, Matheus Mella Rodrigues. Entre uma pergunta e outra, o bicheiro disparou, cheio de confiança:

– Eu vou falar na CPI!

O delegado estranhou:

– Mas você não foi convocado.

O bicheiro insistiu:

– Eu vou lá quando eu quiser. Essa CPI é minha. Tem o meu nome. E eu vou ser solto.

A afirmação foi feita uma semana depois de ter conseguido um habeas corpus do desembargador federal Tourinho Neto. Só que, ao contrário do que o bicheiro previa, a tão sonhada liberdade fez água e ele continua em cana até hoje.”

Servidores em greve marcham hoje sobre a Esplanada

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 

Nesta quarta-feira, o enredo da greve que se espraia pelo setor público e já afastou do batente algo como 135 mil servidores ganhará um capítulo coreográfico. Os grevistas marcharão sobre a Esplanada. Um cartaz difundido pela CUT antecipou, em versão impressa, o slogan da corneta: ‘Chega de embromação! Negocia, Dilma!’ Com as orelhas em chamas, Dilma Rousseff esforça-se para manter o sangue frio.

Tomada pelo que diz em privado, a presidente guia-se por outro lema: a demagogia é o caminho mais longo entre o Orçamento e sua execução. Aprovada pelo Congresso nesta terça (17), a Lei de Diretrizes Orçamentárias não prevê a concessão de reajustes salariais no ano de 2013.

Há duas semanas, o governo fez chegar às manchetes o tamanho da conta. Estimou-se que o atendimento de todas as reivindicações salariais que estarão representadas no ato de Brasília empurraria para dentro das arcas do Tesouro um espeto anual de R$ 92 bilhões. E Dilma já declarou em discurso que, em tempos de crise, não é recomendável “brincar à beira do abismo.”

UOL: Pacientes pagam por remédio gratuito e ficam em macas sem lençóis em hospitais do RN

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas 


Com calamidade pública decretada na área da saúde desde o dia 4 de julho, os hospitais do Rio Grande do Norte enfrentam problemas com o desabastecimento de remédios e falta de material básico para atendimento. Os pacientes e acompanhantes reclamam da situação e alegam que são obrigados a pagar por remédios que deveriam ser fornecidos gratuitamente.

Durante três dias, a reportagem do UOL visitou três dos principais hospitais de Natal e constatou uma série de problemas, entre eles falta de remédios, equipamentos e insumos, além de muitos casos de improviso no atendimento.

A rede de saúde sofre com problemas estruturais básicos, como mofo em enfermarias, aparelhos de ar-condicionado quebrados e falta de espaço para atender a demanda dos pacientes.

No hospital Walfredo Gurgel, o maior de urgência e emergência do Estado, muitos pacientes são obrigados a ficar em macas nos corredores, com colchões sem lençóis. A maioria dos que têm lençóis para forrar macas e camas alega que o material é trazido de casa.

As macas se apertam nos estreitos corredores, que mais lembram um cenário de um hospital de guerra. Logo na entrada da emergência muitos pacientes estão internados de forma improvisada e recebem atendimento precário por conta da greve dos médicos. Durante a visita feita pela reportagem do UOL, pelo menos oito pacientes foram vistos internados em colchões sem lençóis.